Marx Beltrão garante que vai buscar recursos para projeto em São Miguel dos Milagres
Deputado está se empenhando para financiar projeto de estação de tratamento de esgotos
A entrada em funcionamento na cidade de São Miguel dos Milagres da primeira estação de biotecnologia para tratamento de efluentes, inaugurada na última sexta-feira, dia 7, é um projeto ambicioso com o objetivo de fazer com que o município tenha pelo menos 80 por cento de seu território nos próximos dois anos atendidos por essa estação com tecnologia australiana. Essa primeira planta instalada já está atendendo as 30 residências da Rua Lamenha Couto, no centro da cidade, para um total de 120 pessoas.
Para atender quase que a totalidade da população urbana do município seriam necessárias oito plantas contendo quatro estações em cada planta. Cada estação contém milhares de membranas nano cerâmicas que atuam no tratamento eficaz do material biológico (fezes e urina) e no tratamento de óleos e graxas. O grande trunfo é no baixo custo de energia elétrica, baixo custo de operação, baixo nível de odor, compatibilidade com uso de energia solar e grande possibilidade de reuso da água de caráter não potável.
No Brasil o saneamento básico é um direito assegurado pela constituição e defendido pela lei número 11.445 de 2007, como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana e manejo de resíduos sólidos e de água pluviais.
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), que esteva na última sexta-feira em São Miguel dos Milagres, e que abraçou a causa do saneamento básico garantiu que ir buscar os recursos necessários é uma causa nobre. "Tive a honra de receber o convite do diretor de obras de São Miguel dos Milagres, Kenny Wilson, para conhecer a primeira planta biotecnológica do Brasil, na UNIT e soube que dali, iriam pilotar o projeto de forma pioneira em São Miguel. Aprovei prontamente. Já solicitei mais detalhes para levar o projeto a Brasília na tentativa de buscar aprovação junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional e quem sabe captar recursos que venham financiar este projeto promissor, que poderá facilmente se espalhar por outras cidades de Alagoas".
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
