São Miguel dos Milagres vai inaugurar 1ª estação de biotecnologia para esgotos
Inauguração está agendada para o dia 7 de junho de 2019
Na próxima sexta-feira, dia 7 de junho, São Miguel dos Milagres vai inaugurar a primeira estação de biotecnologia para tratamentos de efluentes do Brasil. A estação, que estava servindo de modelo para estudantes da UNIT, em Maceió, enfim chegou à cidade na manhã de hoje. O dia 7 de junho é uma data importante no calendário, pois o município completa 69 anos de emancipação. Assim a cidade passa a ser o primeiro município do Brasil a implantar um projeto revolucionário e futurístico, colocando em funcionamento a primeira estação de biotecnologia para tratamento de esgotos urbanos.
O projeto piloto, aprovado pelo prefeito Rubens Ataíde e pelo trade turístico, servirá de modelo para que num futuro próximo toda a área urbana seja contemplada com as estações. Até terça-feira, a estação já estará instalada no local, na Rua Lamenha Couto, no centro da cidade, beneficiando, a princípio, as 30 residências da rua, num total de 120 pessoas, que é a capacidade da estação. A parceria entre a empresa responsável, a Essencial, e a Prefeitura, é no sistema de comodato através de um acordo de cooperação técnica para instalação de uma planta piloto, até que o município possa fazer a aquisição total da estação.
´´Temos um município que está recebendo cada vez mais investimentos turísticos, com pousadas de charme e redes de hotéis que querem se instalar por aqui. O turismo procura não somente praias bonitas e pousadas chiques, mas um munício organizado, com coleta de lixo e saneamento básico. Então vamos servir de piloto e testar essa tecnologia em uma rua da cidade para ver o resultado. Pelo que ouvi de relatos, o sistema realmente funciona´´, explicou o prefeito Rubens Ataíde.
O diretor de obras do município, Kenny Wilson, responsável pela ação que resultou na ida da estação, acredita ser o primeiro passo para sanar todo o município das indesejáveis línguas negras das cidades. ´´Essa biotecnologia, que utiliza membranas nano-cerâmica, pode ser usada em qualquer cidade, não importa a população, pois tem sua aplicação no tratamento de esgoto doméstico, bem como propicia a coleta e o tratamento do esgoto em áreas de difícil acesso´´.
O professor Marcius Omena, engenheiro sanitarista e ambiental, consultor e professor do Centro Universitário Tiradentes, responsável pela entrada no Brasil da BioGill, empresa de tecnologia australiana, explica que ´´aplicando a Biogill neste projeto teremos os seguintes benefícios: tratamento eficaz do material biológico (fezes e urina), tratamento de óleos e graxas até 100 mg/L, baixo custo de energia elétrica, baixo custo de operação, baixo nível de odor, compatibilidade com uso de energia solar e grande possibilidade de reuso da água de caráter não potável´´.
Veja também
Últimas notícias
PM apreende arma e drogas em ação contra suspeito de homicídios na Orla Lagunar
São Sebastião celebra Dia do Professor com festa, música e sorteio de prêmios
Motociclista fica ferido após colidir na traseira de carro em Palmeira dos Índios
Capim Cubano está de volta após 20 anos com nova versão de “Teresa Bandolera”
Projeto que garante continuidade da formação militar para grávidas é aprovado
Semana da Ciência: Gabi Gonçalves incentiva o conhecimento para crianças em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
