Ex-prefeita de Passo de Camaragibe e marido têm direitos políticos suspensos após condenação
Casal é acusado de fraudar licitação e transportar ilegalmente combustíveis
A ex-prefeita de Passo de Camaragibe, Márcia Coutinho Nogueira de Albuquerque, e o marido dela, Pedro Melo de Albuquerque Neto, que foi secretário de Finanças, foram condenados - em primeira instância - por improbidade administrativa. Eles terão que devolver aos cofres públicos a quantia de R$ 374.382,51 e tiveram os direitos políticos suspensos . Caso a decisão seja mantida, nenhum dos dois poderá concorrer a cargo público pelos próximos dez anos e não bondem contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos.
Márcia Coutinho e Pedro Albuquerque foram condenados pela juíza Lívia Maria Mattos Melo Lima, na sexta-feira (21), em ação ajuizada pelo Ministério Público Estadual que denunciou um esquema fraudulento de aquisição de combustíveis. Segundo o MPE, entre os anos de 2005 e 2006, o gasto excessivo com combustíveis chamou a atenção do órgão, que descobriu que o município, além de cometer fraude no processo licitatório, com o objetivo de beneficiar empresas pertencentes à ex-gestora e ao marido dela, também efetuou pagamentos por meio de notas inferiores a R$ 8 mil, como maneira de burlar o procedimento de licitação.
Além disso, o combustível era transportado de maneira irregular entre os postos de combustíveis localizados em Maceió até Passo de Camaragibe, provocando riscos ao meio ambiente e à população e as sobras eram armazenadas na residência do irmão da prefeita, que comprovaria o uso de verba pública com fins particulares.
Durante o processo, a ex-prefeita e o marido alegaram que não houve consumo excessivo de combustível e que o município contava na época com apenas um posto de combustíveis. Eles negaram ter cometido qualquer fraude em processo licitatório.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: candidatos fazem prova de matemática e ciências da natureza
Prefeitura de Maceió conduz ação integrada para fiscalizar motos aquáticas na orla
Defesa Civil reforça importância da manutenção elétrica para evitar incêndios residenciais
Adolescente colide moto em contêiner e veículo pega fogo no Vergel do Lago, em Maceió
Policial Civil de São José da Tapera falece após sofrer infarto
Motocicletas colidem e quatro pessoas ficam feridas em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
