Governo federal lança Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado
Iniciativa promoverá ações de valorização ao trabalho voluntário
O governo federal lança nesta terça-feira (09), por meio de decreto, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, Pátria Voluntária. Coordenada pelo Ministério da Cidadania, a ação busca incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável.
O trabalho voluntário, de caráter não-remunerado, será articulado entre o poder público, organizações da sociedade civil e o setor privado. A ideia é utilizar espaços físicos públicos para o desenvolvimento de ações solidárias que estimulem a melhoria da qualidade de vida das pessoas. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, 7,2 milhões de pessoas no Brasil realizaram trabalho voluntário em 2018.
Segundo o ministro da Cidadania, Osmar Terra, o trabalho voluntário, aliado às políticas públicas, tem um papel fundamental para o desenvolvimento social do país. "Queremos encontrar uma forma de estimular iniciativas que ajudem o próximo. É um trabalho sério e muito importante, principalmente, para quem é beneficiado pelas ações", destaca.
O programa será conduzido por um Conselho, vinculado ao Ministério da Cidadania e composto por representantes do governo federal e da sociedade civil. A presidência do conselho estará a cargo da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Reconhecimento
O decreto também institui o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. De caráter simbólico, a premiação será concedida anualmente em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades promotoras de atividades voluntárias de relevante interesse social.
Além do prêmio, será conferido o Selo de Acreditação do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado a organizações da sociedade civil que desenvolvam ou estimulem trabalhos voluntários.
Veja também
Últimas notícias
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Aeroporto Zumbi dos Palmares registrou mais de 1 milhão e 300 mil passageiros em 2025
Programa Saúde no Porto atende turistas que desembarcaram de cruzeiro em Maceió
Governo do Estado garante apoio ao Carnaval 2026 com investimento de R$ 1,55 milhão
Motociclista fica ferido após colisão com carro na BR-316, em Palmeira dos Índios
Uncisal divulga resultado final do Processo Seletivo 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
