Cultura

Cidade de Porto de Pedras terá 1º Festival Literário

Evento ocorre nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2019

Por Assessoria 28/08/2019 14h02
Cidade de Porto de Pedras terá 1º Festival Literário
Porto de Pedras terá primeiro Festival Literário - Foto: Assessoria

Além da chegada da primavera, setembro trará o 1º Festival Literário de Porto de Pedras (Flipor). O evento que tem a parceria entre artistas e a Prefeitura Municipal, será nos dias 4, 5 e 6, com programação de 10h até 22h. As atividades serão paralelas e distribuídas em três pontos principais da cidade, promovendo dias de literatura diversificada. A participação para as atividades é gratuita.

O primeiro Flipor leva o tema Das letras à história, todo verso traz memórias e vai ter como principais gêneros literários o Romance, poesia e a literatura infantil, mas a programação vai ser extensa e contará com contos, crônicas, escrita através da imagem, romance regional e cordel.

O festival vai envolver toda a cidade, levar aos moradores, estudantes e crianças momentos literários e disseminação cultural. Com o objetivo de enaltecer a literatura alagoana, o Flipor terá como homenageado o escritor Jorge Tenório, membro da Academia Alagoana de Letras.

“A convite da Prefeitura tivemos a ideia de promover o 1º Flipor na cidade, preparamos o evento para que tenhamos dias cheios de beleza e encantos que somente a arte pode conceder. Esperamos uma boa recepção por parte da comunidade porto-pedrense”, destaca a curadora do festival Cleide Vanderley. 

Mais de 30 artistas, entre escritores, poetas, cordelistas e declamadores de poesias estarão presentes durantes os três dias. Os convidados especiais serão o ator Chico de Assis, o músico Petrúcio Baetto — com show Poesia e Música, a youtuber Sofia do canal Sol para espertos; o cordelista Jorge Calheiros e a escritora de Porto de Pedras Maria Cândida de Souza Cunha.

As atividades irão acontecer de forma simultânea em três pontos principais, um na Praça de Eventos, um na Praça Nossa Senhora da Glória e também terão oficinas na Biblioteca Pública Municipal.

Na Abertura, dia 4, a Banda de Fanfarra da cidade abrirá a solenidade junto com a apresentação dos alunos da rede pública. Os demais dias vão ser recheados com recitais de poesias, palestras, oficina e contação de histórias, mais apresentações de estudantes, bate-papo com escritores, ciranda de poesias, apresentação de filme, recital de cordéis, poesia na árvore, turismo poético — caminhada em pontos da cidade recitando poesias, momento de leitura com seleção de escritores brasileiros e especialmente os alagoanos. Manhã de autógrafos com os escritores e poesia itinerante com a confraria Nós Poetas, entre outros.

Alunos de mais de 15 escolas do município e povoados vão participar das atividades. Eles vão realizar apresentações como a dramatização, e vão participar de concursos que serão organizados no Festival. Entre eles, concurso de ilustração da história Lobinho, o cão sem teto e o de poesia Minha Cidade. Os alunos vencedores ganharão brindes como premiação.

“Em Porto de Pedras estamos investindo na educação, pois entendemos que só através dela será possível mudar a realidade do nosso município. Esses dias literários serão a oportunidade para incentivar nossos estudantes à leitura e desenvolver a curiosidade através dos livros. Por isso, estamos apoiando a iniciativa”, afirma o prefeito Henrique Vilela.

Para mais informações e programação completa, basta acessar a conta do Instagram do Flipor, que é @festivalliterario_flipor, ou ligar para 99600-4899/ 3353-5006 (assessoria).

Escritor homenageado

Jorge Tenório nasceu em Palmeira dos Índios, Alagoas; aposentou-se recentemente e hoje se dedica exclusivamente à literatura, como romancista. É membro da Academia de Letras de Palmeira dos Índios e da Academia Alagoana de Letras.

Suas obras: O Sacripanta (2001), São José (2002), Guerra de tolos (2005), Armações do Capeta (2006), O ouro do Coronel (2012), A virgem do Alto dos Bodes (2015), Finados&Desafinados (2016), Vidas Tortas (2018) .

Serviço

Evento: 1º Festival Literário de Porto de Pedras (Flipor)

Dias: 4, 5 e 6 de setembro de 2019

 Horário: de 10h às 22h

Participação gratuita