Estado apoia ações de cuidados com a primeira infância em municípios alagoanos
Através do projeto Nascendo Bem, São Jose da Laje é um dos municípios que recebe a equipe técnica da saúde

Atento às boas práticas voltadas à primeira infância, o Governo do Estado tem acompanhado de perto as ações dos municípios voltadas aos cuidados com gestantes e crianças de até seis anos. Um desses projetos é o Nascendo Bem, executado na cidade de São José da Laje e que vem se tornado um exemplo para outras cidades alagoanas.
Em âmbito estadual, o Núcleo da Saúde na Primeira Infância, ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vem identificando os municípios que possuem políticas públicas que correspondem ao que é proposto pelo programa Criança Alagoana (CRIA).
Uma dessas boas práticas é o programa Nascendo Bem, que além de garantir os serviços básicos, reforça o atendimento neonatal com outras atividades. Uma delas é a aula de hidroginástica para gestantes. “O exercício é um incentivo ao parto natural por trabalhar a região pélvica e ajudar na hora do nascimento”, relatou Michelli Negário, enfermeira.
Outras iniciativas interessantes são as visitas guiadas ao Centro de Parto Normal, que tem como objetivo o incentivo ao nascimento por parto natural, e as aulas de shantala com os bebês de até dois anos. A técnica, que consiste em massagens que acalma o bebê e reforça o vínculo afetivo, tem tido uma grande adesão dos pais.
TESTES
Ao nascerem, as crianças são submetidas aos testes da orelhinha e do pezinho, nos tempos corretos para um diagnóstico preciso. “A equipe técnica da Sesau atua nessa consultoria de avaliação de como os protocolos médicos vem sendo executados, procurando garantir melhor atendimento ao usuário e aperfeiçoar o trabalho dos gestores municipais”, disse Alessandra Viana, coordenadora do Núcleo para primeira infância da Sesau.
Outra ação encaminhada durante a visita técnica da equipe da Sesau foi a avaliação arquitetônica do Centro de Parto Normal, que deverá passar por uma reforma para se adequar aos padrões hospitalares assistência ao pré-parto, parto e pós-parto (PPP). “Buscamos esse apoio do Estado porque sabemos que eles possuem uma equipe técnica especializada em projetos hospitalares”, afirmou a Ângela Vanessa, secretária de Saúde de São José da Laje.
Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento integral na primeira infância é uma das missões do CRIA. Seja nas áreas de saúde, educação ou assistência social, o programa Criança Alagoana trabalha para implantar e dar suporte as boas práticas de cuidados com gestantes e crianças alagoanas.
Veja também
Últimas notícias

Usuário de drogas é executado a tiros no retorno do Monte Verde, em Antares

Desaparecido há dias, homem é encontrado morto e amarrado em jangada no Litoral Norte de Alagoas

Caso Ana Beatriz: corpo da adolescente é localizado durante novas buscas no Litoral Norte

Vigilância Sanitária de Arapiraca orienta sobre comercialização de creme dental proibido pela Anvisa

Peixe carnívoro deixa homem ferido nas águas do Rio São Francisco em AL

Ações da PM apreendem três armas de fogo e 1,3 kg de drogas no interior
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
