Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção por novo coronavírus
A China já registrou 9.692 casos de infecção pelo novo coronavírus até a quinta-feira, enquanto 131 casos foram registrados em outros 23 países.
O Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, que já matou mais de 200 pessoas na China, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira, enfatizando que, até o momento, nenhum caso confirmado da doença foi detectado no país.
Dos 13 casos suspeitos, 7 estão no Estado de São Paulo, 2 no Rio Grande do Sul enquanto Ceará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina têm um caso suspeito cada, informou a pasta.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, cinco pacientes que estão na lista de casos suspeitos testaram negativo para outros vírus respiratórios mais comuns e as amostras serão agora encaminhadas para investigação específica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além disso, nove casos que eram considerados suspeitos foram descartados após exames laboratoriais detectarem que os pacientes estavam infectados por outros tipos de vírus da gripe.
"Nós não temos caso confirmado no território nacional até o momento", disse Oliveira em entrevista coletiva em Brasília.
Ele afirmou que, em consonância com a as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo brasileiro não está impondo restrições a viagens e ao comércio com a China, epicentro do surto do novo coronavírus.
"Ela (OMS) está dizendo que nenhum país está imune à confirmação de um caso importado", disse o secretário, acrescentando que o Ministério da Saúde seguirá atualizando diariamente sobre os casos investigados no Brasil.
Na quinta-feira, a OMS declarou que o novo coronavírus é uma emergência de saúde pública internacional, mas Wanderson de Oliveira disse que a decisão da entidade ligada à Organização das Nações Unidas não altera as condutas que vêm sendo adotadas no Brasil em relação ao novo coronavírus.
"O Ministério da Saúde avalia que todas as recomendações da OMS se encontram no nosso plano de contingência. E não há nenhuma alteração de conduta em decorrência da declaração de emergência em saúde pública", disse o secretário.
A China já registrou 9.692 casos de infecção pelo novo coronavírus até a quinta-feira, enquanto 131 casos foram registrados em outros 23 países. Até agora o vírus só provocou mortes em território chinês, 213 segundo os últimos números divulgados.
Veja também
Últimas notícias
Décima parcela do Programa Pé-de-meia começa a ser paga nesta segunda (22)
Japão reativará maior usina nuclear do mundo 15 anos após Fukushima
Avenida Menino Marcelo será parcialmente interditada para nivelamento de bueiros
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 35 municípios de Alagoas
Confira os horários de funcionamento dos postos Vamu Mobilidade no fim de ano
Parte do teto do Shopping Iguatemi desaba em São Paulo; não há feridos
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
