Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção por novo coronavírus
A China já registrou 9.692 casos de infecção pelo novo coronavírus até a quinta-feira, enquanto 131 casos foram registrados em outros 23 países.
O Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, que já matou mais de 200 pessoas na China, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira, enfatizando que, até o momento, nenhum caso confirmado da doença foi detectado no país.
Dos 13 casos suspeitos, 7 estão no Estado de São Paulo, 2 no Rio Grande do Sul enquanto Ceará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina têm um caso suspeito cada, informou a pasta.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, cinco pacientes que estão na lista de casos suspeitos testaram negativo para outros vírus respiratórios mais comuns e as amostras serão agora encaminhadas para investigação específica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além disso, nove casos que eram considerados suspeitos foram descartados após exames laboratoriais detectarem que os pacientes estavam infectados por outros tipos de vírus da gripe.
"Nós não temos caso confirmado no território nacional até o momento", disse Oliveira em entrevista coletiva em Brasília.
Ele afirmou que, em consonância com a as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo brasileiro não está impondo restrições a viagens e ao comércio com a China, epicentro do surto do novo coronavírus.
"Ela (OMS) está dizendo que nenhum país está imune à confirmação de um caso importado", disse o secretário, acrescentando que o Ministério da Saúde seguirá atualizando diariamente sobre os casos investigados no Brasil.
Na quinta-feira, a OMS declarou que o novo coronavírus é uma emergência de saúde pública internacional, mas Wanderson de Oliveira disse que a decisão da entidade ligada à Organização das Nações Unidas não altera as condutas que vêm sendo adotadas no Brasil em relação ao novo coronavírus.
"O Ministério da Saúde avalia que todas as recomendações da OMS se encontram no nosso plano de contingência. E não há nenhuma alteração de conduta em decorrência da declaração de emergência em saúde pública", disse o secretário.
A China já registrou 9.692 casos de infecção pelo novo coronavírus até a quinta-feira, enquanto 131 casos foram registrados em outros 23 países. Até agora o vírus só provocou mortes em território chinês, 213 segundo os últimos números divulgados.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
