Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção por novo coronavírus
A China já registrou 9.692 casos de infecção pelo novo coronavírus até a quinta-feira, enquanto 131 casos foram registrados em outros 23 países.
O Brasil tem 13 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, que já matou mais de 200 pessoas na China, informou o Ministério da Saúde nesta sexta-feira, enfatizando que, até o momento, nenhum caso confirmado da doença foi detectado no país.
Dos 13 casos suspeitos, 7 estão no Estado de São Paulo, 2 no Rio Grande do Sul enquanto Ceará, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina têm um caso suspeito cada, informou a pasta.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, cinco pacientes que estão na lista de casos suspeitos testaram negativo para outros vírus respiratórios mais comuns e as amostras serão agora encaminhadas para investigação específica pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além disso, nove casos que eram considerados suspeitos foram descartados após exames laboratoriais detectarem que os pacientes estavam infectados por outros tipos de vírus da gripe.
"Nós não temos caso confirmado no território nacional até o momento", disse Oliveira em entrevista coletiva em Brasília.
Ele afirmou que, em consonância com a as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o governo brasileiro não está impondo restrições a viagens e ao comércio com a China, epicentro do surto do novo coronavírus.
"Ela (OMS) está dizendo que nenhum país está imune à confirmação de um caso importado", disse o secretário, acrescentando que o Ministério da Saúde seguirá atualizando diariamente sobre os casos investigados no Brasil.
Na quinta-feira, a OMS declarou que o novo coronavírus é uma emergência de saúde pública internacional, mas Wanderson de Oliveira disse que a decisão da entidade ligada à Organização das Nações Unidas não altera as condutas que vêm sendo adotadas no Brasil em relação ao novo coronavírus.
"O Ministério da Saúde avalia que todas as recomendações da OMS se encontram no nosso plano de contingência. E não há nenhuma alteração de conduta em decorrência da declaração de emergência em saúde pública", disse o secretário.
A China já registrou 9.692 casos de infecção pelo novo coronavírus até a quinta-feira, enquanto 131 casos foram registrados em outros 23 países. Até agora o vírus só provocou mortes em território chinês, 213 segundo os últimos números divulgados.
Veja também
Últimas notícias
Aos 95 anos, Tony Tornado relembra relação com Arlete Salles e fala sobre preconceito racial
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
