Anvisa restringe venda de remédio que governo testará contra covid-19
Farmácias de todo o país deverão exigir receita e anotar dados pessoais de quem comprar a nitazoxanida

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do Governo Federal responsável pelo registro e pela liberação de medicamentos no Brasil, determinou, na tarde de quinta-feira (16), a restrição para venda do medicamento nitazoxanida, que será testado no combate ao vírus causador da covid-19.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, chegou a anunciar os testes de um medicamento, que até então era mantido em sigilo. A medida era para evitar uma corrida nas farmácias pela busca do medicamento, que não tem eficácia comprovada até o momento.
Na manhã de ontem, o nome do medicamento, nitazoxanida, já circulava nas redes sociais, e a agência federal decidiu classificar o remédio como de venda controlada e exigir que as vias da receita sejam retidas para venda.
Além disto, a Agência determinou que vendas, estoques e até perdas desse medicamento sejam registradas em um sistema de controle do órgão.
As fármacias também deverão anotar dados pessoais do comprador e informar ao órgão.
Medicamento em testes
A medida é considera importante para evitar um uso indiscriminado do medicamento e o desabastecimento do mesmo para quem já tem prescrição para usá-lo nos tratamentos de seu uso comum.
Além disto, não há até o momento nenhum dado sobre efeitos colaterais ou eficácia do medicamento no tratamento contra a covid-19, já que os testes ainda não se iniciarão, mas devem acontecer nas próximas semanas.
Veja também
Últimas notícias

Pastor viraliza ao cravar data para a volta de Jesus à Terra

JHC prestigia homenagem à ministra Marluce Caldas e destaca representatividade alagoana no STJ

Trump se diz surpreso e insatisfeito com condenação de Bolsonaro

Tribunal de Justiça do RJ mantém prisão preventiva de Oruam

Zanin dá quarto voto e define condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe

Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete pela trama golpista
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
