Geral

Fila na lotérica de São Luís do Quitunde se forma no período da noite

Porto Calvo e Matriz de Camaragibe também estão com filas

Por Maurício Silva 22/04/2020 14h02
Fila na lotérica de São Luís do Quitunde se forma no período da noite
Fila na lotérica de São Luís do Quitunde se forma no período da noite - Foto: Cortesia

Os beneficiários do auxílio emergencial, do governo federal, estão chegando no período da noite para garantir um lugar na fila da lotérica de São Luís do Quitunde, no Norte de Alagoas, para receber os valores do coronavoucher. A cena foi registrada na noite desta terça-feira (21). Na manhã desta quarta-feira (22) as filas eram também enormes nas lotéricas de Porto Calvo e Matriz de Camaragibe.

As pessoas que foram contempladas para receber a ajuda de emergência por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) chegaram à lotérica de São Luís do Quitunde por volta das 20h e dormiram nas calçadas do comércio para receber o auxílio na manhã desta quarta-feira (22).

Outra cidade que as pessoas estão chegando cedo é Novo Lino, onde a fila da única lotérica do município começa a se formar pela madrugada. A cena vem se repetindo em todo o Estado de Alagoas, em especial na parte Norte do território alagoano.

Matriz de Camaragibe registrou nesta quarta-feira (22) mais um dia de grande aglomeração, na Praça Bom Jesus, no Centro da cidade, por conta dos beneficiários que lotaram a Casa Lotérica. Na semana passada, a cena se repetiu na última quinta-feira (16) e também na última sexta-feira (17).

Em Porto Calvo, a fila nesta quarta-feira não foi só para a casa lotérica, mas também para a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), ambos estabelecimentos localizados na rua Doutor Antônio Dorta, Centro da cidade. A fila nos dois empreendimentos é grande desta a terça-feira (14) da semana passada.

O auxílio emergencial

O auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1.200 é reservado para trabalhadores autônomos, informais e microempreendedores individuais (MEIs) que tenham renda comprometida na crise do coronavírus. O coronavoucher também beneficia as pessoas que recebem o Bolsa Família.

O que diz a Caixa

A Caixa Econômica Federal (CEF) comunicou que não é necessária corrida às agências ou casas lotéricas para cadastramento, consulta ou saque do Auxílio Emergencial. O cadastramento pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br. O acompanhamento da solicitação está disponível somente pelo site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

OMS e Governo do Estado

A aglomeração de pessoas é algo que Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Decreto de Emergência, do Governo do Estado, proíbe aglomerações em todo o território alagoano.