Chefe de facção que ordenou atentados no Ceará é preso em Sergipe
"Dão" foi encontrado em um imóvel de luxo no município de Itabaiana (SE)
As polícias do Ceará e Sergipe prederam, em uma operação conjunta, Francisco Marcilieudo Mesquita da Silva, 38, conhecido como "Dão", líder de uma facção criminosa que seria responsável pelos atentados ocorridos no Ceará em 2019. Ele também é acusado de planejar a morte do secretário da Administração Penitenciária cearense, Mauro Albuquerque, cujos planos acabaram sendo frustrados.
Procurado há meses, ele foi detido na cidade de Itabaiana (SE), em um imóvel de luxo de um bairro nobre da cidade, acompanhado por duas pessoas e portava documentos falsificados. A polícia descobriu que, em Sergipe, "Dão" utilizava um nome falso.
O acusado foi indiciado pelos crimes de homicídio qualificado, associação criminosa, lesão corporal, resistência, desacato, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. Os mandados judiciais contra ele são referentes, entretanto, apenas aos crimes de homicídio qualificado e organização criminosa. Pelo homicídio, "Dão" já foi condenado a cumprir pena de 24 anos de prisão.
O chefe da facção foi transferido pela Polícia Civil do Ceará para Fortaleza e foi levado imediatamente para prestar depoimento na sede, no Complexo de Delegacias Especializadas.
Segundo Harley Filho, chefe da Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas, ações recentes da polícia enfraqueceram a facção.
"Depois do endurecimento das medidas adotadas pelo sistema penitenciário do estado, e com transferência desses chefes para presídio federal, ficou difícil de arregimentar pessoas que pudessem ocupar esses cargos vagos de conselheiro final. Então, ele acabou ficando com todas as atribuições junto com uma segunda pessoa. Hoje o grupo está sem uma cadeia de comando e, dessa forma, a tendência é que ela acabe", disse.
Segundo a polícia cearense, a busca agora é para prender o último cabeça da GDE: trata-se de Francinélio Oliveira e Silva, 46, com passagens por roubo com restrição de pessoa e dano qualificado. Conhecido como "Geleia", ele tem um mandado de prisão em aberto por roubos e furtos por conta de uma condenação a 51 anos e 10 meses em regime fechado.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
