ICMBio autoriza visitação em toda APA Costa dos Corais
Autorização foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13) a autorização para visitação na Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, que abrange desde Rio Formoso-PE até Maceió (tendo Maragogi como um dos destinos mais procurados) e é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.
As visitações a APA Costa dos Corais estavam suspensas desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O presidente do ICMBio, Homero de Giorge Cerqueira, informou na publicação que é preciso seguir todas as normas de segurança sanitária.
Na publicação no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), o ICMBio informa que permite a reabertura da visitação pública na APA Costa dos Corais, condicionada às determinações estabelecidas pelos protocolos de segurança sanitária dos estados e municípios para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus.
O prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP) comemorou a reabertura. “Pedido nosso. Significa o retorno aos poucos da atividade turística”, disse. O gestor enfatizou que Maragogi seguirá todo o protocolo para a retomada das atividades. As piscinas naturais de Maragogi são um dos principais atrativos de toda APA Costa dos Corais.
O presidente da Associação dos Operadores de Mergulho da APA Costa dos Corais (AOMAPACC), Paulo Flórido Filho, também comentou a decisão. "Estamos parados desde o dia 20 de março. São mais de 100 dias sem entrar nenhuma receita nas empresas. Para nós prestadores do turismo a retomada da atividade significa a esperança de poder voltar a trabalhar, de gerar emprego e renda para comunidade local e de alavancar principalmente essa atividade tão importante para a economia mundial, o turismo", frisou.