Três candidatos vão disputar a Prefeitura de Jacuípe
Prefeito busca reeleição, empresário tenta vaga pela segunda vez e ex-secretário estreia em eleições

Cinquenta e oito dias, este é o período que os eleitores da cidade de Jacuípe, no Norte de Alagoas, têm para escolher um dos três candidatos que vão disputar a Prefeitura do município nas Eleições 2020 que acontecem no dia 15 de novembro. As convenções que escolheram o trio foram realizadas entre os dias 10 e 15 de setembro.
Um dos candidatos é o atual prefeito da cidade, Amaro Ferreira da Silva Júnior (MDB), mais conhecido por Carro Veio. O candidato de 50 anos de idade já foi secretário de Esportes na estão de seu tio, Leocádio Correia, entre os anos de 2001 e 2004, e busca a reeleição após obter mais de 80% de aprovação como divulgado pelo Instituto Falpe após pesquisa realizada no mês de agosto deste ano. Natural de Palmares/PE, Carro Véio continuará com a mesma chapa que ganhou as eleições em 2016, com o vice Aldeborges Nascimento (Borges da Boa Vista), do PTB. A convenção partidária que escolheu a dupla aconteceu na tarde da última terça-feira (15).
O principal adversário da atual gestão é o candidato Adalberon Emiliano da Silva (PSD), mais conhecido como Beron, que ficou em terceiro lugar no pleito anterior, com 26,6% dos votos. O empresário jacuipense de 46 anos, escolhido em convenção realizada no dia 13 de setembro, já foi vereador e secretário de Educação da cidade. Numa chapa puro sangue, o vice do candidato do partido Social Democrático é o ex-prefeito Manoel Marques, popularmente chamado de Manoelzinho, que nas eleições de 2016 não conseguiu se reeleger, ficando em segundo lugar com 28,85% dos votos.
A novidade nas eleições deste ano fica por conta da candidatura do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) encabeçada pelo ex-secretário de Saúde da cidade Manoel Domingos Lourenço do Nascimento, de 51 anos. Mais conhecido como Irmão Dédo, o jacuipense postulante ao cargo de prefeito já ocupou as chefias de Gabinete e Transporte do município na gestão de seu cunhado Manoelzinho. O vice da chapa Prtbista, escolhida durante a convenção que aconteceu no dia 10 de setembro, é José Francisco, mais conhecido como “Mô de Dona Lilite”, que também disputa o cargo no Poder Executivo pela primeira vez.
Eleitorado
De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jacuípe tem 5.623 eleitores aptos para votar nas Eleições 2020. Deste total, 50,951% são homens e 49,049% são do sexo feminino. Quanto ao grau de instrução do eleitorado, apenas 124 pessoas (2,205%) possui Ensino Superior Completo, outras 139 ainda estão cursando uma faculdade.
A maior parte do eleitorado está entre os analfabetos, os que só sabem ler e escrever e aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental, juntos somam 3.383 eleitores (60,163%). Os eleitores que concluíram o Ensino Fundamental são 132 (2,348%); que concluíram o Ensino Médio somam 808 (14,370%) e os que ainda estão cursando os três últimos anos da Educação Básica chegam a 1.037 (18,442%).
Veja também
Últimas notícias

Polícia Federal investiga crimes eleitorais e vereador de Maceió é suspeito de liderar grupo

Jovem é preso por violência doméstica contra esposa em Campestre

Plenário do STF decide hoje se mantém ordem de prisão “imediata” de Collor

Equipe da Equatorial é ameaçada com faca durante corte de energia em Arapiraca
![[Vídeo] Advogado fala sobre a difícil recuperação de Maria Daniela, vítima de estupro em Coité do Nóia](https://img.7segundos.com.br/ScfMw5BTsStI5Ys473oQBLjQVWw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/advogado-5.png)
[Vídeo] Advogado fala sobre a difícil recuperação de Maria Daniela, vítima de estupro em Coité do Nóia

Ex-presidente Fernando Collor está sob custódia na sede da Polícia Federal em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
