Campanha Educativa do Detran Alagoas aborda papel do idoso no trânsito
Números apontam que idosos são um grupo vulnerável nesse espaço

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) promove, até o dia 25 de setembro, a campanha educativa em alusão à Semana Nacional de Trânsito 2020. A iniciativa, realizada anualmente, tem o objetivo de conscientizar a população para os cuidados necessários no espaço trânsito.
Em razão da pandemia, a campanha terá maior abrangência no meio digital. Nesse ano, a mensagem estabelecida para todo o Brasil é “Perceba o risco, proteja a vida”, e em âmbito local, o Detran de Alagoas desenvolveu o mote “Dever de Todos”, para destacar a responsabilidade coletiva ao longo da campanha. As ações educativas serão voltadas especialmente para o papel do idoso, tendo em vista que esse grupo é um dos mais afetados.
Vulneráveis
Dados publicados no site do Observatório Nacional de Segurança Viária em outubro de 2019, evidenciam que os idosos são os que mais morrem em decorrência de acidentes de trânsito. Esses dados revelam que os maiores percentuais de acidentes fatais ocorrem com esta parcela da população na condição de pedestre, seguido por acidentes como ciclistas, depois como condutores de veículos, e por último como motociclistas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, em Alagoas, a estimativa é de que 7,40% da nossa população tem 65 anos ou mais, o que representa cerca de 246.642 mil idosos. O número de condutores na faixa etária de 60 anos ou mais também chama atenção, totalizando 85.074, o que representa cerca de 15% do total de condutores do Estado. A maior parte habilitada na categoria B.
Estes dados revelam que os idosos estão incluídos no espaço do trânsito de uma maneira efetiva e, por isso, estão expostos a diversas faces da violência no trânsito.
Veja também
Últimas notícias

Algás impulsiona o uso do GNV em veículos pesados

Acusado de dopar e estuprar jovem no Agreste de AL é considerado foragido da Justiça

Inscrições para cursos do Emprega Mais Alagoas estão abertas para o município de Traipu

Lula sanciona lei de reconstrução dentária no SUS para mulheres vítimas de violência

Trabalhador cai de altura de dez metros no município de Coqueiro Seco

Emendas de Rafael Brito garantem mais 88 novos leitos para pacientes oncológicos em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
