Ensino a distância teve aumento de 378,9% nas vagas em 10 anos
Levantamento é do Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep
O número de estudantes que ingressaram na graduação pelo Ensino a Distância teve um aumento em 2019, como mostra o Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta sexta-feira (23).
Esses dados seguem a tendência de anos anteriores. Entre 2018 e 2019, houve um aumento do número de novos alunos, 15,9%. Já nos cursos presenciais, houve uma queda — 1,5%. Em dez anos, entre 2009 e 2019, o número variou positivamente 17,8% nos cursos de graduação presencial e nos cursos a distância aumentou 378,9%.
Em 2009, 16,1% dos novos estudantes ingressavam no Ensino a Distância, em 2019, a participação saltou para 43,8%. Mesmo assim, o Censo aponta que 87,6% dos cursos de graduação nas universidades são na modalidade presencial.
O Censo também mostra um aumento do número de estudantes na rede privada. Em 2019, crescimento de 5,4% em relação a 2018 e queda (-3,7%) na rede pública. No período entre 2009 e 2019, as instituições particulares tiveram um crescimento de 87,1%, a pública de 32,4%.
Para cada aluno matriculado na rede pública, há 2,2 estudantes matriculados em instituições privadas.
Em 2019, os estudantes buscaram mais os cursos tecnológicos — 14,1%. Em dez anos, esses cursos registraram um crescimento de 132,5%.
Os cursos de licenciatura, responsáveis pela formação de professores, a maioria dos alunos matriculados estuda a distância, 53,3%, também estão na rede privada, 64% e 72,2% são mulheres.
O ano de 2019 também registrou queda no número de pessoas que concluíram a graduação — as instituições públicas tiveram queda (-3,1%). As particulares também tiveram um número negativo (-0,6%).