Senador aciona MPF e TCU contra falta de testes de HIV
Suspensão dos exames foi divulgada no dia 4 por departamento ligado ao Ministério da Saúde

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou, nesta terça-feira (8), no MPF (Ministério Público Federal) e TCU (Tribunal de Contas da União), representações contra a suspensão de exames de genotipagem de HIV e de hepatite C no SUS (Sistema Único de Saúde).
A suspensão dos exames que são fundamentais para pessoas que convivem com os vírus foi divulgada na última sexta-feira (4). Os testes de genotipagem servem para detectar a resistência do vírus em pacientes e possibilita ainda uma readequação do tratamento e da medicação ao paciente que desenvolve resistência. Não há número de atingidos pela medida, mas cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil atualmente.
“Fica suspensa a necessidade de realização do exame de genopagem do HCV para a solicitação de tratamentos para pacientes que não fizeram uso prévio de anvirais de ação direta (DAA), bem como a obrigatoriedade de apresentação do referido exame para solicitação de tratamentos”, diz a nota.
O documento é assinado pela diretora substituta do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmíssiveis, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, ligada ao Ministério da Saúde. A suspensão se deu ao fato de que o contrato com a empresa que realizava os procedimentos venceu em novembro, e a empresa vencedora do pregão não anexou documentos exigidos pelo edital.
Por isso, o senador solicitou ao Tribunal de Contas e Ministério Público Federal providências urgentes em relação aos fatos.
“Queremos apuração e punição dos responsáveis, dentro das competências do TCU. Além disso, é preciso encontrar alternativas, urgentes, junto ao Ministério da Saúde, de prover a testagem à população que está desassistida, seja por meio de convênios emergências ou com a iniciativa privada ou até mesmo por meio efetivo de reembolso” afirmou.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro](https://img.7segundos.com.br/AisMKcz1Xi_jOPPV7EA_SLGehJ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/cachorro-que-inalou-fumaca-de-droga-soprada-pela-t-00808080-1b6289b7c20d363ad4626da988580e87-7.png)
[Vídeo] Cachorro que inalou fumaça de maconha é resgatado em Marechal Deodoro

Prefeitura de Penedo e Emater, vão injetar mais de 750 mil reais no Programa Fomento Rural

Polícia Civil procura acusada de soprar fumaça de maconha na boca de cachorro

Filha de Flávia Alessandra diz ser hétero, mas admite 'bode de homem'

Prefeita Tia Júlia se reúne com servidores da Educação do setor de Transportes

Nota Fiscal Cidadã: Sefaz paga mais de R$ 44 mil em prêmios nesta sexta-feira (14)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
