AMA e Cosems vão orientar municípios sobre a vacinação da Covid
O objetivo é fazer alguns estudos para elaborar em conjunto uma nota de orientação e um plano de imunização para sugerir aos municípios
Enquanto o país aguarda a liberação da vacina contra covid-19 pela Anvisa, os municípios alagoanos já se organizam para as campanhas de vacinação. Na manhã desta sexta-feira (15) o vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o médico e prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas - PP), se reuniu com representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) para discutir estratégias e orientar os prefeitos.
O objetivo é fazer alguns estudos para elaborar em conjunto uma nota de orientação e um plano de imunização para sugerir aos municípios. A AMA defende que profissionais de saúde e da educação sejam os primeiros a serem vacinados, levando em consideração se estão habilitados para isso.
O Cosems ficou responsável de refazer o quantitativo desses profissionais, idosos, acamados, com comorbidades, imunosuprimidos, cardiopatas e obesos, com base no relatório anterior da Influenza, para organizar a quantidade de insumos necessários. Na última quarta-feira (13) o Governo do Estado anunciou que já adquiriu seringas e agulhas suficientes para garantir o abastecimento dos municípios que não tiverem insumos suficientes.
De acordo com Sérgio Lira, é preciso que os prefeitos sejam claros com a população mostrando que neste primeiro momento não tem quantidade suficiente de vacina para que toda população seja imunizada. “Há vários tipos de peculiaridades da vacina que precisam ser contextualizados. Como, por exemplo, crianças de 12 a 18 anos que não podem ter acesso de acordo com as farmacêuticas”, afirmou.
Na questão da educação, o plano é trazer os estudantes de volta para as escolas e evitar prejuízos no processo educacional, como o calendário letivo atrasado. A ideia é vacinar 40 a 60% dos profissionais da educação antes do retorno das aulas, que será no dia 1 de março.
Com base no plano anterior do Influenza, o Cosems está finalizando o plano para Covid-19 que servirá de orientação para o Governo Estadual e os municípios. O objetivo é finalizar o quanto antes para possibilitar a vacinação imediata, logo depois da liberação do Ministério da Saúde. Após o plano pronto, os gestores precisam da aprovação do Conselho de Saúde para evitarem fraudes.
Também estiveram presentes na reunião o superintendente da AMA, André Feitosa, as técnicas do Cosems Kathleen Moura e Larissa Guimarães, além do secretário de Saúde de Maragogi, Francisco Lins.
Veja também
Últimas notícias
Ex-ministro de Bolsonaro distribui adesivos pró-Flávio no Carnaval
Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos
PM combate o tráfico e outros crimes no interior do estado
Cantor Igor Kannário faz declarações polêmicas sobre Ivete e repercute na web
Polícia Civil investiga ataque a tiros que deixou um morto e dois feridos em Carneiros
Homem com mandado por violência doméstica é preso após ser identificado por reconhecimento facial em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
