É falso que álcool gel não funcione; vinagre não é eficaz contra vírus
Conselho Federal de Química reforça eficácia do álcool gel e Fiocruz desmente desmente eficácia de vinagre na higienização das mãos

Circula no WhatsApp o vídeo de um homem que se identifica como “químico autodidata” para afirmar que o álcool gel não seria eficaz na prevenção do contágio pelo novo coronavírus e que a utilização do produto favorece a disseminação de doenças como a própria Covid-19. Além disso, ele defende a higienização das mãos com vinagre. As informações são falsas e o Conselho Federal de Química já desmentiu.
O vídeo começou a ser propagado no início da pandemia no Brasil, mas continua sendo compartilhado. “O álcool em gel e nada é exatamente a mesma coisa. Pelo contrário, ele é até mais perigoso do que não passar nada. O álcool não mata nada, apenas esteriliza. O álcool só consegue matar fungos e bolores, ou seja, bactérias e vírus não são eliminados com álcool. O agente gelatinoso é um veículo para que se crie bactérias dentro dele, então em vez de prevenir, é o contrário, quem usa está se contaminando. Para a assepsia completa das mãos deve ser usado o vinagre”, afirma Jorge Gustavo, como se identifica no vídeo.
Após conhecimento do vídeo, o Conselho Federal de Química (CFQ) divulgou uma nota para desmentir as informações, além de reconhecer o álcool em gel como um dos meios de prevenção à Covid-19.
“O álcool etílico é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele. Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo. O etanol age rapidamente sobre bactérias vegetativas (inclusive micobactérias), vírus e fungos, sendo a higienização equivalente e até superior à lavagem de mãos com sabão comum ou alguns tipos de antissépticos degermantes”, informa a nota assinada pelo presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho, ao referenciar informações do Ministério da Saúde quanto ao produto.
O CFQ lembrou que não reconhece o título de “químico autodidata” e que denunciou a atitude ao Ministério Público. “Cabe salientar que o CFQ não reconhece como válida a autodenominação de “químico autodidata” ou a de pessoas que atuem nas atividades da Química sem o devido registro profissional. Constatadas irregularidades no que tange à qualificação e ao registro profissional, o Sistema CFQ/CRQs oferecerá denúncia cabível junto ao Ministério Público, observando a devida proteção à população”, disse a nota, que foi publicada em fevereiro de 2020.
Recomendações
A utilização do álcool gel para higienização das mãos na prevenção à Covid-19 é recomendada pelaOrganização Mundial de Saúde (OMS) ,pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS (ANS) Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização do produto para essa finalidade.
Vinagre
O vinagre não ajuda na prevenção do contágio pelo novo coronavírus, como foi defendido no vídeo. Lásaro Linhares Stephanelli, farmacêutico e professor-pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que a composição do vinagre não elimina o novo coronavírus.
“Isso não é verdade. O vinagre é um produto que contém em sua composição uma substância chamada ácido acético, mas ela não tem um efeito antisséptico capaz de destruir microorganismos, então não devemos usar o vinagre para fazer assepsia das mão, diz em neste vídeo.
A recomendação, ressalta o farmacêutico, é a utilização do álcool gel. “A indicação é a lavagem das mãos com água e sabão por tempo igual ou superior a 20 segundos. Não sendo possível, podemos utilizar o álcool gel 70%, que vai garantir a assepsia e a destruição dos micro-organismos, inclusive o coronavírus”, orienta Lásaro.
Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
