Turismo

Covid: Turismo divulga “passaporte” para os imunizados irem a eventos

De acordo com o ministro Gilson Machado, tudo vai funcionar por meio de um aplicativo que já existe, o Conecte SUS

Por Metrópoles 06/04/2021 21h09
Covid: Turismo divulga “passaporte” para os imunizados irem a eventos
Retomada do turismo em Alagoas tem surpreendido empresários e fomentado novos investimentos no setor - Foto: Assessoria

O ministro do Turismo, Gilson Machado, e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniram nesta terça-feira (6/4) para discutir a crise do turismo no Brasil provocada pela pandemia do coronavírus. Ao final da reunião, Machado afirmou que, para diminuir o baque no setor”, ficou acordado uma espécie de “passaporte” para os imunizados poderem frequentar eventos.

De acordo com a pasta, tudo vai funcionar por meio de um aplicativo que já existe, o Conecte SUS: “Quem já foi vacinado baixa o aplicativo e os seus dados já estarão lá”, disse o ministro. Ele ainda afirmou que o programa vai ser um instrumento para que os prefeitos e governadores possam decidir se vão “liberar quem já foi vacinado”.

“É importantíssimo para a retomada do turismo, que é a nossa campanha mais forte hoje, que os protocolos de segurança e o certificado de vacinação sejam acessíveis a todos, para na capilaridade dos municípios o gestor decida se vai liberar ou não o cidadão que já está vacinado”, explicou Gilson Machado.

O ministro ainda considerou que “se o cidadão já está vacinado, se já passou o período de carência de 15 dias da imunidade, não tem porque ele ainda ficar obrigado a não ter a locomoção”.

Quando questionado sobre as festas clandestinas e imunização dos jovens, Machado respondeu: “Festa clandestina é ilegalidade e prioridade são os idosos, grupos de riscos e profissionais da saúde”.