Rodrigo Cunha se reune com ministro da Ciência e Tecnologia e defende prioridade absoluta na vacinação
Os esforços nacionais se somarão aos imunizantes que já estão sendo oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Plano Nacional de Imunização em todo o país.
O senador Rodrigo Cunha se reuniu na noite desta terça-feira (06) com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, para tratar do desenvolvimento de vacinas nacionais contra a Covid-19. Na conversa, Rodrigo destacou que o foco do país tem que estar na ampliação de oferta de imunizantes para que o país atinja rapidamente o patamar de vacinação em massa.
O senso de urgência manifestado pelo senador se deve ao agravamento da pandemia. Ele acredita que as vacinas são o passaporte para que vidas sejam salvas e o país possa retomar a normalidade econômica.
“Hoje, a prioridade absoluta do país é a vacinação. A gente não pode perder mais nenhum dia. Sou um parceiro dentro do Senado para que o país possa avançar o mais rápido possível”, apontou Rodrigo.
O ministro Marcos Pontes informou que há uma rede montada com pesquisadores trabalhando exclusivamente no desenvolvimento de vacinas nacionais. Segundo ele, há três vacinas sendo desenvolvidas, sendo que uma já deu entrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar as fases 1 e 2 de testagem.
Pontes explicou que além de sanar o problema de estoque, uma vacina desenvolvida e produzida no Brasil ainda leva em conta as variantes que vêm sendo identificadas nacionalmente, sendo eficazes também contra essas cepas, como a P1, surgida em Manaus.
Os esforços nacionais se somarão aos imunizantes que já estão sendo oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Plano Nacional de Imunização em todo o país. O Brasil conta hoje com as vacinas Coronavac (do laboratório chinês Sinovac) e AstraZeneca (desenvolvido pela universidade de Oxford).
Na qualidade de presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação do Senado (CCT), Rodrigo se colocou à disposição do Ministério para que o país avance na vacinação, e convidou o ministro para se apresentar à comissão.
Veja também
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
