Servidores avaliam positivamente uso do Balcão Virtual em unidades do Litoral Norte
‘Para suprir a questão no contato físico, eu acredito que a chamada de vídeo é o mais próximo’, afirma chefe de secretaria
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) implantou, em março, o “Balcão Virtual”, para garantir atendimento imediato ao público. A ferramenta tem auxiliado o andamento de processos em todo estado de forma rápida, prática e segura. Em comarcas do Litoral Norte os resultados do balcão virtual já surpreendem.
O Balcão tem como principal plataforma o aplicativo WhatsApp, para chamadas de vídeo. José Wilton Almeida, chefe de secretaria da vara única de Porto Calvo, explica que, por questões culturais, os jurisdicionados sentem a necessidade de um contato próximo do real. “Para suprir a questão no contato físico, eu acredito que a chamada de vídeo é o mais próximo dessa realidade que a gente pode chegar”.
Em Maragogi, atualmente são realizados em média seis atendimentos virtuais, por dia, através do balcão virtual. Demandas que são resolvidas facilmente por um contato virtual. “Os advogados e jurisdicionados nos ligam. A gente tem utilizado bastante”, diz Iran Pereira, chefe de secretaria da vara única da comarca.
Para usar o serviço, basta acessar o Portal do Judiciário e localizar o contato do servidor da respectiva unidade judiciária, depois é só fazer uma chamada de vídeo através do WhatsApp. Caso não consiga fazer a vídeo chamada, é possível utilizar ligação de voz ou troca de mensagens.
José Wilton ressalta que o uso desses meios alternativos acelera os processos. “Ao invés de a gente precisar fazer um mandado, o oficial pegar esse mandado e se deslocar até onde mora a parte para poder intimá-la, a gente consegue resolver, às vezes, em 5 minutos, numa simples ligação ou contato através do Whatsapp”.
Veja também
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
