Servidores avaliam positivamente uso do Balcão Virtual em unidades do Litoral Norte
‘Para suprir a questão no contato físico, eu acredito que a chamada de vídeo é o mais próximo’, afirma chefe de secretaria

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) implantou, em março, o “Balcão Virtual”, para garantir atendimento imediato ao público. A ferramenta tem auxiliado o andamento de processos em todo estado de forma rápida, prática e segura. Em comarcas do Litoral Norte os resultados do balcão virtual já surpreendem.
O Balcão tem como principal plataforma o aplicativo WhatsApp, para chamadas de vídeo. José Wilton Almeida, chefe de secretaria da vara única de Porto Calvo, explica que, por questões culturais, os jurisdicionados sentem a necessidade de um contato próximo do real. “Para suprir a questão no contato físico, eu acredito que a chamada de vídeo é o mais próximo dessa realidade que a gente pode chegar”.
Em Maragogi, atualmente são realizados em média seis atendimentos virtuais, por dia, através do balcão virtual. Demandas que são resolvidas facilmente por um contato virtual. “Os advogados e jurisdicionados nos ligam. A gente tem utilizado bastante”, diz Iran Pereira, chefe de secretaria da vara única da comarca.
Para usar o serviço, basta acessar o Portal do Judiciário e localizar o contato do servidor da respectiva unidade judiciária, depois é só fazer uma chamada de vídeo através do WhatsApp. Caso não consiga fazer a vídeo chamada, é possível utilizar ligação de voz ou troca de mensagens.
José Wilton ressalta que o uso desses meios alternativos acelera os processos. “Ao invés de a gente precisar fazer um mandado, o oficial pegar esse mandado e se deslocar até onde mora a parte para poder intimá-la, a gente consegue resolver, às vezes, em 5 minutos, numa simples ligação ou contato através do Whatsapp”.
Veja também
Últimas notícias

Projeto de Cibele Moura que cria programa de moradia a mulheres de baixa renda é aprovado

Polícia Civil prende suspeitos de homicídio ligado ao tráfico na Praia do Francês

Policiais da Oplit são capacitados para uso de drones em ações operacionais

Imagens flagram assaltante roubando mulher em rua do Salvador Lyra

Polícia Civil procura envolvidos em incêndio criminoso no viaduto de Jacarecica

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
