Senado deve votar produção de vacina na indústria veterinária
Projeto é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e está na pauta dos senadores nesta terça-feira (27)
O plenário do Senado Federal deve votar nesta terça-feira (27) projeto de lei que autoriza fábricas de imunizantes de uso veterinário a produzirem vacinas contra a covid-19.
De acordo com o texto, os estabelecimentos que fabricam produtos de uso veterinário poderão ser temporariamente autorizados a produzir vacinas contra a covid-19, desde que cumpram todas as normas sanitárias e as exigências de biossegurança próprias dos locais destinados à produção de imunizantes humanos.
Todas as fases relacionadas à produção, ao envasamento, à etiquetagem, à embalagem e ao armazenamento de vacinas par auso humano deverão, segundo o projeto, ser realizadas em dependências fisicamente separadas daquelas que, numa mesma fábrica, porventura ainda estejam sendo utilizadas para fabricação de produtos de uso veterinário.
Pela matéria, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deverá priorizar a análise dos pedidos de autorização para que os estabelecimentos produzam vacinas contra a covid-19, assim como na análise do licenciamento dos imunizantes produzidos por eles.
“Em documento datado de 22 de março, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal afirma que aquela indústria dispõe de três plantas de nível NB3+ de biossegurança, com capacidade já instalada para produzir vacinas humanas e, assim, atender a toda a demanda por vacina do País, com produção completamente interna”, afirma o senador na justificativa.
“Afirma, ainda, que a indústria de saúde animal detém a tecnologia necessária paro o cultivo, inativação e preparo de vacinas de vírus inativados, como é o caso de algumas das vacinas contra o novo coronavírus”, acrescenta.
A matéria é de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT) e é relatada por Izalci Lucas (PSDB-DF).
Veja também
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
