Turismo

Folha de São Paulo destaca as belezas de Porto de Pedras

Reportagem é assinada por Wesley Faraó Klimpel

Por 7Segundos, com Assessoria 12/05/2021 14h02
Folha de São Paulo destaca as belezas de Porto de Pedras
Folha de São Paulo destaca as belezas de Porto de Pedras - Foto: Reprodução

Em reportagem assinada por Wesley Faraó Klimpel, no site da Folha de São Paulo, sobre o Litoral Norte Alagoas, classificado como fundo de tela do Windows, as belezas de Porto de Pedras são destaque por suas águas mansas, mornas, coqueirais e a tranquilidade do lugar.

A cidade está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que é a maior unidade de conservação federal costeiro-marinha do Brasil. São 120 quilômetros de extensão, formado por 440 mil hectares, que passam por 13 municípios, de Tamandaré, em Pernambuco, até Maceió, Alagoas.

Formada por três sistemas distintos, a Costa dos Corais ainda avança 33 quilômetros mar adentro. A Mata Atlântica, na área terrestre, o manguezal, formado pela foz dos rios e a floresta submarina.

A matéria fala de algumas cidades e destaca a praia de Tatuamunha leva a alcunha de santuário do peixe-boi. O povoado tem esse nome por causa do rio Tatuamunha que atravessa uma área manguezal até chegar na praia, considerada pelo repórter “a mais surpreendente e absurda de Alagoas.”

O estuário, conhecido como Boca do Rio, é tão rico e poderoso, que cada vez que o turista visita o encontra de uma maneira distinta. Na maré baixa, quando o mar seca e o rio avança, pintando a praia de tons de azul indescritíveis. As fotos são de Victor Veronesi e Lucas Bicudo.

No rio, a água fica mais escura, de rio mesmo, e há mais chances de esbarrar com um peixe-boi, nativo da região, nadando feliz e livremente. Na maré alta, toda a água do mar entra para o rio –perfeito para quem gosta de tomar banho em rio com água salgada e cristalina.

Com a maré secando, vale cair no rio um pouco para cima e deixar a correnteza te levar até o encontro com o mar. Queria ter feito com uma boia. É uma experiência bem gostosa, de estar no ponto de intersecção entre duas forças que pintam uma das mais belas paisagens de Alagoas.

Clique no link abaixo e leia a reportagem completa da Folha de São Paulo.

https://checkin.blogfolha.uol.com.br/2021/04/29/costa-dos-corais-no-litoral-de-alagoas-e-destino-unico-e-inesquecivel/