Folha de São Paulo destaca as belezas de Porto de Pedras
Reportagem é assinada por Wesley Faraó Klimpel
Em reportagem assinada por Wesley Faraó Klimpel, no site da Folha de São Paulo, sobre o Litoral Norte Alagoas, classificado como fundo de tela do Windows, as belezas de Porto de Pedras são destaque por suas águas mansas, mornas, coqueirais e a tranquilidade do lugar.
A cidade está inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que é a maior unidade de conservação federal costeiro-marinha do Brasil. São 120 quilômetros de extensão, formado por 440 mil hectares, que passam por 13 municípios, de Tamandaré, em Pernambuco, até Maceió, Alagoas.
Formada por três sistemas distintos, a Costa dos Corais ainda avança 33 quilômetros mar adentro. A Mata Atlântica, na área terrestre, o manguezal, formado pela foz dos rios e a floresta submarina.
A matéria fala de algumas cidades e destaca a praia de Tatuamunha leva a alcunha de santuário do peixe-boi. O povoado tem esse nome por causa do rio Tatuamunha que atravessa uma área manguezal até chegar na praia, considerada pelo repórter “a mais surpreendente e absurda de Alagoas.”
O estuário, conhecido como Boca do Rio, é tão rico e poderoso, que cada vez que o turista visita o encontra de uma maneira distinta. Na maré baixa, quando o mar seca e o rio avança, pintando a praia de tons de azul indescritíveis. As fotos são de Victor Veronesi e Lucas Bicudo.
No rio, a água fica mais escura, de rio mesmo, e há mais chances de esbarrar com um peixe-boi, nativo da região, nadando feliz e livremente. Na maré alta, toda a água do mar entra para o rio –perfeito para quem gosta de tomar banho em rio com água salgada e cristalina.
Com a maré secando, vale cair no rio um pouco para cima e deixar a correnteza te levar até o encontro com o mar. Queria ter feito com uma boia. É uma experiência bem gostosa, de estar no ponto de intersecção entre duas forças que pintam uma das mais belas paisagens de Alagoas.
Clique no link abaixo e leia a reportagem completa da Folha de São Paulo.
https://checkin.blogfolha.uol.com.br/2021/04/29/costa-dos-corais-no-litoral-de-alagoas-e-destino-unico-e-inesquecivel/
Veja também
Últimas notícias
Guilherme Lopes amplia base e recebe apoio de vereador de Quebrangulo
Estudantes alagoanos brilham em exposições de telas sobre Nise da Silveira no Cine Arte Pajuçara
Grupo de Capoeira Mandingueiros de Penedo celebra 18 anos de atividades
Programa “Esporte para Todos” é lançado com grande participação popular em Palmeira dos Índios
Ex-jogador Raí será palestrante durante Semana do MEI em Penedo
Soldado de Israel faz foto com cigarro na boca de Virgem Maria
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
