Covid: mortalidade cai 97% com Coronavac e 80% com Pfizer, diz estudo
Estudo uruguaio mostra ainda que vacina produzida pelo Butantan é efetiva em 57% dos casos gerais, enquanto imunizante americano chega a 75%
De acordo com um estudo feito pelo Ministério de Saúde Pública do Uruguai, e publicado nesta sexta (28/5) em versão preliminar, a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, diminui a chance de morte pela Covid-19 em 97%, enquanto o imunizante da Pfizer, em 80%. Nos casos totais, a fórmula da Sinovac tem 57% de eficácia, enquanto a da multinacional americana chega a 75%.
O levantamento também concluiu que, na prevenção de hospitalização em UTI, a Coronavac é 95% eficaz, e a da Pfizer, 99%.
Foram analisados dados de 712 mil uruguaios que tomaram as duas doses da vacina do Butantan e 149 mil imunizados com a fórmula da farmacêutica americana. Do primeiro grupo, 5.360 foram contaminados com a Covid-19, 19 foram internadas em UTI e seis morreram.
Entre os que tomaram as doses da Pfizer, 691 foram infectados, uma precisou de hospitalização em unidade de terapia intensiva, e oito faleceram. Todos os que morreram após receber a vacina americana tinham mais de 80 anos.
Os responsáveis pelo levantamento alertam que os dados são preliminares, e devem ser interpretados com cautela. Não entraram na análise a idade dos pacientes, as comorbidades, ou se estão em grupo de risco quanto à exposição ao vírus. Os próximos relatórios devem ser publicados com mais detalhamento.
Últimas notícias
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Na Suíça, incêndio em festa de Ano Novo mata dezenas de pessoas e deixa mais de 100 feridos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
