Educação

Dicas para escolher a pós-graduação EAD certa para você

Por 7Segundos 15/06/2021 11h11
Dicas para escolher a pós-graduação EAD certa para você
Pesquisa revela crescimento de 74% dos alunos de pós-graduação no país - Foto: Agência Brasil

Independente da área de formação, é comum ter dúvidas na hora de escolher a pós-graduação EAD. Muitos temas interessantes, áreas melhor remuneradas e objetivos profissionais deixam a pessoa indecisa, mas vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor pós ead para você!

Antes disso, é necessário entender por que uma pós-graduação online ou presencial é tão importante para o currículo. De acordo com a pesquisa “Cursos de especialização
latu sensu” feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior, o número de pessoas que frequentam cursos de especialização vem crescendo desde 2016, sendo que 88% estudam em instituições privadas.

Todas as áreas possuem diferentes ramos de atuação, sendo necessária uma especialização para ter mais conhecimentos sobre determinado assunto. Por exemplo, um profissional graduado em pedagogia possui uma série de opções de pós-graduação EAD em educação para fazer, como um curso de especialização em psicopedagogia, educação especial, infantil.

Com um mercado cada vez mais competitivo, a busca pelo aprendizado é um diferencial. Uma pessoa que conheça com mais profundidade a área de atuação tem mais chances de conseguir um emprego melhor ou crescer na empresa que já trabalha.

Por ser tão importante, a escolha entre tantos cursos costuma ser difícil. Anote algumas dicas:

Pense nos seus objetivos profissionais

Uma das chaves para ficar satisfeito com a escolha do curso de pós-graduação à distância é pensar nos seus objetivos profissionais. Para ficar mais fácil, pense na pergunta: “onde eu gostaria de estar daqui há alguns anos?”. Assim, você saberá onde quer chegar e qual é o melhor curso para conquistar esse sonho!

Pesquise sobre os temas

Depois que você pensar na sua carreira, é hora de pesquisar sobre os temas que mais se encaixam nos seus objetivos. Existem muitos cursos, só na área de educação há a pós-graduação EAD em educação infantil, libras, alfabetização e letramento, entre outros assuntos.

Como é a área que você irá se especializar, deve ser o ramo que você goste muito! Portanto, é a atuação que deseja seguir. Assim, vale a pena usar um tempo para pesquisar sobre o curso, verificando as disciplinas, questões abordadas, entre outros aspectos.

Procure uma boa instituição

Não adianta passar meses escolhendo o curso e se matricular na primeira faculdade, né? Por isso, a primeira coisa para avaliar se vale a pena escolher essa instituição é ver se ela possui reconhecimento no MEC. Depois, verifique a infraestrutura e tente conversar com alunos que estudam ou estudaram no local.

Pesquise também como é a metodologia do curso, se for uma pós-graduação EAD, veja se você terá suporte de professores, como ocorrerá a interação, entre outras questões fundamentais.

Por que fazer pós-graduação EAD

Fazer um curso pós-graduação ead tem muitas vantagens! Como a falta de tempo devido à rotina agitada costuma ser uma desculpa para adiar os estudos, um curso online pode ser a solução. Confira as vantagens de optar por essa modalidade:

● flexibilidade nos horários de estudo;
● autonomia do aluno;
● reconhecido no mercado de trabalho;
● não gasta tempo, nem dinheiro no transporte;
● mais barato;
● certificação.