Geral

Como envernizar a madeira de modo impecável

Por 7Segundos 16/06/2021 16h04
Como envernizar a madeira de modo impecável
Como envernizar a madeira de modo impecável - Foto: Divulgação

O verniz tem como principal objetivo, proteger o material de riscos e danos causados pela exposição ao sol. Além das ações de chuva e outros agentes que podem danificá-lo quando a peça fica exposta. Por isso, saber como envernizar a madeira de modo impecável é tão importante.

Outro benefício que merece ser mencionado é que o verniz oferece ótimo acabamento. O produto é o que destaca a beleza, a sofisticação e a elegância da madeira. É notável o quanto realça os veios do material e pode ajudar a destacar sua cor com bastante brilho.

No entanto, o processo para envernizar com qualidade possui várias etapas. E estar atento a elas é fundamental para um serviço produtivo. Portanto, acompanhe o passo a passo para envernizar a madeira de modo impecável. Siga as nossas dicas!

1 - Prepare o ambiente

O serviço perfeito exige um lugar limpo e arejado. Então, para começar o trabalho, prepare o ambiente. Certifique-se de que tem espaço o suficiente para adequar a madeira, os produtos e as ferramentas.

Também é super importante proteger as superfícies, como chão e parede, para que os produtos não estraguem a pintura. Para isso, cubra o chão com folhas de jornal ou papelão; disponibilize todo o material da atividade para evitar contratempos.

Evite locais com ventos intensos, pois eles podem trazer partículas de pó para o produto, prejudicando o acabamento.

2 - Prepare a peça

Você precisa saber se a madeira já passou por alguma envernização antes. Se a resposta for sim, será necessário remover todo o verniz aplicado anteriormente. Um removedor e um pincel bastam para executar esta tarefa.

Lembre-se sempre de usar os materiais de EPI necessários, além de seguir as instruções no rótulo de cada produto.

Se a madeira nunca passou pelo verniz, comece por um dos principais processos para o acabamento impecável da peça: o lixamento.

3 - Lixando a madeira

O processo de lixamento consiste em uniformizar a madeira, isto é tirar todas as imperfeições para dar ao produto um aspecto único, destacado. O lixamento serve também para tirar possíveis farpas.

Com essa finalidade, a madeira é submetida a vários procedimentos de desbaste. Obedecendo a granulagem da lixa, da mais grossa para a mais fina.

O uso de uma lixadeira é ideal para quem ainda não possui muita experiência. Ou para quem precisa agilizar o serviço e economizar tempo. O processo requer precisão, por isso o equipamento é bastante útil para dar um acabamento perfeito.

4 - Escolha do verniz

Há no mercado diversos tipos de verniz, das mais variadas cores e texturas. Tudo vai depender do arremate que você vai querer. Apesar de terem a mesma finalidade, cada verniz possui características diferentes; recomenda-se conversar com alguém especializado no assunto antes de definir a compra.

Vernizes à base de óleo devem ser diluídos com thinner. Apesar de ter um cheiro mais forte, este verniz oferece uma proteção mais duradoura; logo, vale a pena. Já os modelos com acabamento à base de água são mais fáceis de aplicar e secam mais rápido.

5 - Como aplicar o verniz

Depois de preparar todo o material, chegou a hora da aplicação. Confira abaixo o passo a passo:

.
Passe a primeira camada de verniz. Use rolo, pincel ou até mesmo uma boneca feita com estopa. Pode usar ainda uma pistola de aplicação. Mas, respeite o tempo de secagem informado na embalagem.

.
Após a secagem é a hora do primeiro lixamento. Use uma lixa própria para madeira e com granulagem alta (220). O primeiro lixamento é muito importante para tirar possíveis irregularidades no material e dar um acabamento perfeito.

.
Depois de lixar é necessário tirar toda a poeira. Para fazer isso, use um pano umedecido com aguarrás. Aguarde a secagem e prepare o produto para a próxima demão.

.
Para a segunda demão, faça a diluição do verniz com aguarrás em uma proporção de 1:1. Espere secar e repita o procedimento, sempre respeitando as informações descritas no produto.


Em ambientes internos são recomendados de 3 a 4 demãos de verniz. Já em áreas externas, recomendam-se até 5 demãos, sempre respeitando intervalos de secagem entre eles. Na última demão deve aguardar até 4 horas para que possa tocar na peça.

Como vimos, apesar de ser um processo demorado, envernizar a madeira de modo impecável é um processo fácil de executar. Seguindo todas as nossas dicas e recomendações dos fabricantes, você tem garantia de um ótimo trabalho.

Destacamos novamente que em qualquer obra os EPI's são de extrema importância para impedir acidentes e imprevistos.