Como envernizar a madeira de modo impecável
O verniz tem como principal objetivo, proteger o material de riscos e danos causados pela exposição ao sol. Além das ações de chuva e outros agentes que podem danificá-lo quando a peça fica exposta. Por isso, saber como envernizar a madeira de modo impecável é tão importante.
Outro benefício que merece ser mencionado é que o verniz oferece ótimo acabamento. O produto é o que destaca a beleza, a sofisticação e a elegância da madeira. É notável o quanto realça os veios do material e pode ajudar a destacar sua cor com bastante brilho.
No entanto, o processo para envernizar com qualidade possui várias etapas. E estar atento a elas é fundamental para um serviço produtivo. Portanto, acompanhe o passo a passo para envernizar a madeira de modo impecável. Siga as nossas dicas!
1 - Prepare o ambiente
O serviço perfeito exige um lugar limpo e arejado. Então, para começar o trabalho, prepare o ambiente. Certifique-se de que tem espaço o suficiente para adequar a madeira, os produtos e as ferramentas.
Também é super importante proteger as superfícies, como chão e parede, para que os produtos não estraguem a pintura. Para isso, cubra o chão com folhas de jornal ou papelão; disponibilize todo o material da atividade para evitar contratempos.
Evite locais com ventos intensos, pois eles podem trazer partículas de pó para o produto, prejudicando o acabamento.
2 - Prepare a peça
Você precisa saber se a madeira já passou por alguma envernização antes. Se a resposta for sim, será necessário remover todo o verniz aplicado anteriormente. Um removedor e um pincel bastam para executar esta tarefa.
Lembre-se sempre de usar os materiais de EPI necessários, além de seguir as instruções no rótulo de cada produto.
Se a madeira nunca passou pelo verniz, comece por um dos principais processos para o acabamento impecável da peça: o lixamento.
3 - Lixando a madeira
O processo de lixamento consiste em uniformizar a madeira, isto é tirar todas as imperfeições para dar ao produto um aspecto único, destacado. O lixamento serve também para tirar possíveis farpas.
Com essa finalidade, a madeira é submetida a vários procedimentos de desbaste. Obedecendo a granulagem da lixa, da mais grossa para a mais fina.
O uso de uma lixadeira é ideal para quem ainda não possui muita experiência. Ou para quem precisa agilizar o serviço e economizar tempo. O processo requer precisão, por isso o equipamento é bastante útil para dar um acabamento perfeito.
4 - Escolha do verniz
Há no mercado diversos tipos de verniz, das mais variadas cores e texturas. Tudo vai depender do arremate que você vai querer. Apesar de terem a mesma finalidade, cada verniz possui características diferentes; recomenda-se conversar com alguém especializado no assunto antes de definir a compra.
Vernizes à base de óleo devem ser diluídos com thinner. Apesar de ter um cheiro mais forte, este verniz oferece uma proteção mais duradoura; logo, vale a pena. Já os modelos com acabamento à base de água são mais fáceis de aplicar e secam mais rápido.
5 - Como aplicar o verniz
Depois de preparar todo o material, chegou a hora da aplicação. Confira abaixo o passo a passo:
. Passe a primeira camada de verniz. Use rolo, pincel ou até mesmo uma boneca feita com estopa. Pode usar ainda uma pistola de aplicação. Mas, respeite o tempo de secagem informado na embalagem.
. Após a secagem é a hora do primeiro lixamento. Use uma lixa própria para madeira e com granulagem alta (220). O primeiro lixamento é muito importante para tirar possíveis irregularidades no material e dar um acabamento perfeito.
. Depois de lixar é necessário tirar toda a poeira. Para fazer isso, use um pano umedecido com aguarrás. Aguarde a secagem e prepare o produto para a próxima demão.
. Para a segunda demão, faça a diluição do verniz com aguarrás em uma proporção de 1:1. Espere secar e repita o procedimento, sempre respeitando as informações descritas no produto.
Em ambientes internos são recomendados de 3 a 4 demãos de verniz. Já em áreas externas, recomendam-se até 5 demãos, sempre respeitando intervalos de secagem entre eles. Na última demão deve aguardar até 4 horas para que possa tocar na peça.
Como vimos, apesar de ser um processo demorado, envernizar a madeira de modo impecável é um processo fácil de executar. Seguindo todas as nossas dicas e recomendações dos fabricantes, você tem garantia de um ótimo trabalho.
Destacamos novamente que em qualquer obra os EPI's são de extrema importância para impedir acidentes e imprevistos.
Últimas notícias
Central do Samu 192 fica temporariamente fora do ar
TRE-AL inaugura Espaço Kids no Fórum Eleitoral de Maceió
Rafael Brito aprova projeto que beneficia pessoas em tratamento do câncer
Nelson Tenório assume presidência interina do PDT em Alagoas
Trabalhador cai de laje em Arapiraca e é levado ao Hospital de Emergência
Procon Maceió realiza mutirão de audiências de conciliação em parceria com a Estácio
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
