Padre morre de Covid-19 e velório acontece com caixão aberto e aglomeração
Devido a aglomeração na cerimônia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recomendou que todos que estiveram presentes no velório façam teste da Covid-19 em 72 horas
Vítima fatal da Covid-19, o padre Fernando Antônio, de 37 anos, foi velado com caixão aberto na última terça-feira (22), em cerimônia de despedida realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, no Espírito Santo. O velório atraiu muitos fiéis e teve registro de aglomeração.
Devido a aglomeração na cerimônia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) recomendou que todos que estiveram presentes no velório façam teste da Covid-19 em 72 horas.
Fernando sentiu os primeiros sintomas do coronavírus no dia 31 de maio e foi internado em 3 de junho no Hospital Santa Rita, em Vitória. No último domingo (20), o sacerdote faleceu.
De acordo com o G1, a Arquidiocese de Vitória informou que foi autorizada a realizar a cerimônia com o caixão aberto. O arcebispo Dom Dario disse que a médica que acompanhou o quadro clínico do padre permitiu que o velório fosse feito dessa forma porque ele já não estaria mais infectado pelo vírus.
Lauro Ferreira Pinto, médico infectologista, afirmou que a orientação para o velório com caixão fechado acontece em casos em que a pessoa morre com Covid-19 antes do 20º dia de infecção. “A orientação é que se tem menos de 20 dias do adoecimento, a pessoa pode transmitir o vírus, então o caixão deve ser fechado. Se a morte foi mais de 20 dias depois, não representa risco de transmissão”, explicou.
“Independente do caixão estar fechado ou aberto, se tem aglomeração a gente tem que ter cautela. Os cristãos têm seus rituais de se despedir das pessoas queridas. Seja para chorar, seja para rezar. Qualquer aglomeração nesse momento é um risco de transmissão”, alertou Lauro.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
