Estado vai investir mais de R$ 200 milhões em modernização da Segurança Pública
O anúncio foi feito durante a apresentação à imprensa
O governador Renan Filho (MDB) afirmou, nesta quinta-feira (22), que até o final do próximo ano, o Governo do Estado vai investir mais de R$ 200 milhões na modernização da Segurança Pública. O anúncio foi feito durante a apresentação à imprensa de 1,7 tonelada de drogas apreendidas em Alagoas para incineração.
O Estado aparece como o 4º ente federativo que mais ampliou os investimentos no combate à violência, de acordo com a edição 2021 do Anuário Brasileiro da Segurança Pública. Renan Filho revelou que os novos recursos serão investidos, dentre outras ações, na construção de mais Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) e duas Cidades da Polícia Civil, complexos que vão concentrar diversas delegacias. De acordo com o governador, as unidades serão edificadas em Maceió e Arapiraca.
“Estamos realizando o maior conjunto de concursos públicos, neste momento, em Alagoas. São certames para o Corpo de Bombeiros e para as polícias Civil e Militar. E no início do ano que vem, faremos o concurso para a Perícia Oficial. Isso significa dizer que as Forças de Segurança Pública em Alagoas recebem investimentos, se reinventam e conseguem combater o crime da maneira mais bem sucedida hoje no país”, afirmou Renan Filho, ao lado do secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça.
A apresentação dos entorpecentes apreendidos ocorreu no estacionamento do Memorial à República, no bairro de Jaraguá, em Maceió. O montante resultou de apreensões feitas pelas Forças de Segurança ao longo do ano em Alagoas e do forte trabalho de combate à criminalidade e de repressão ao tráfico de entorpecentes realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
“Quanto mais você retira drogas das ruas, mais você impede que o tráfico se fortaleça com armamentos e com ampliação das áreas de atuação. Além dessas quase duas toneladas, estamos, também, com mais de uma tonelada esperando autorização judicial para incineração”, revelou Alfredo Gaspar. Os entorpecentes foram transportados, sob escolta policial, para ser incinerado no forno de uma usina de cana-de-açúcar, em Marechal Deodoro.
“Só esse ano, estamos com 137% de aumento na apreensão de cocaína, que é a droga mais cara e que mais impacta nesse poderio do tráfico. E outra coisa que a gente pode dizer com orgulho em Alagoas, que, diferentemente de algumas Unidades da Federação, aqui não tem território que a polícia não domine. O tráfico não manda aqui, portanto, o policial entra em qualquer local, a qualquer hora, para proteger a população”, afirmou Alfredo Gaspar.
O secretário também falou dos novos investimentos que serão feitos pelo Governo do Estado até o final do próximo ano.
“Agora mesmo, o governador autorizou mais investimentos na Polícia Civil, equipando e construindo delegacias regionais; na Polícia Militar, com novos batalhões; tudo isso para ser construído ainda este ano. A nova sede do Instituto de Criminalística, em Arapiraca; e da Perícia (Oficial), em Maceió; novos postos do Corpo de Bombeiros, enfim, além de dezenas de outros investimentos que irão resultar, a exemplo dos concursos públicos, numa redução ainda maior dos índices de violência”, citou.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
