Geral

Servidores da Saúde do Passo de Camaragibe sofrem com atraso salarial

Funcionários estão situação difícil sem os vencimentos

Por Maurício Silva 11/10/2021 11h11 - Atualizado em 11/10/2021 11h11
Servidores da Saúde do Passo de Camaragibe sofrem com atraso salarial
Servidores da Saúde que trabalham no Passo de Camaragibe estão sofrendo - Foto: Maurício Silva

Eles trabalham, trabalham e não estão recebendo: assim está sendo a vida dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde do município do Passo de Camaragibe. Os funcionários que trabalham no Hospital Municipal e na sede da pasta estão em situação difícil com o atraso dos vencimentos.

De acordo com trabalhadores, quem trabalha na sede da Secretaria Municipal de Saúde ainda não recebeu os salários referentes aos meses de agosto e setembro de 2021 e os servidores da Unidade Dr. Carlos Gomes de Barros (Hospital Municipal) ainda não receberam os pagamentos referentes ao mês passado.

A situação está se tornando insustentável para os servidores que dependem exclusivamente dessa renda. Com os salários atrasados, eles estão de ‘mãos atadas’ e já não sabem o que fazer. A esperança é que a Prefeitura do Passo de Camaragibe regularize a situação o mais rápido possível.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Hérique da Silva Fonseca, a gestão municipal não vem recebendo os repasses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em relação ao Termo de Cooperação Mútua nº 01/2014, celebrado entre o Estado e a Prefeitura. Segundo ele, esse ano ainda nada desse repasse foi feito e esse é um dos motivos para que pagamento aos servidores vem sendo feito com atraso.

Hérique da Silva Fonseca argumentou ainda que o atraso se deve ainda por causa que a gestão optou pagar a folha da Previdência Municipal (aos aposentados) e também por esse motivo houve atraso no pagamento aos servidores da saúde. O secretário disse que a expectativa é que o pagamento referente a agosto dos funcionários da sede da Secretaria de Saúde seja feito ainda nesta segunda-feira (11) e assim que o Governo Federal repassar verba a situação dos funcionários do hospital deve ser normalizada.

A Secretaria Municipal de Saúde cobra à Secretaria de Estado da Saúde os valores do repasse do Termo de Cooperação Mútua nº 01/2014 referente ao mês de setembro de 2020 para cobrir despesas da pasta. O secretário também teve que prestar esclarecimentos sobre o assunto na sessão da Câmara Municipal na última sexta-feira (8).

O 7Segundos também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Passo de Camaragibe desde a última sexta-feira (8), mas até a publicação dessa reportagem o órgão não se pronunciou.