Turismo

Feriadão tem ocupação recorde em pousadas de Porto de Pedras

Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo, ocupação chega superar 90%

Por 7Segundos, com Assessoria 01/11/2021 14h02
Feriadão tem ocupação recorde em pousadas de Porto de Pedras
Cidade litorânea é um dos principais destinos turísticos de Alagoas - Foto: Assessoria

O mês de novembro começou mantendo a grande procura por pousadas da cidade de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. O feriado prolongado, por conta da celebração do Dia de Finados, que acontece nesta terça-feira (2) fez com que as pousadas e casas para aluguel chegassem a ocupação hoteleira superior a 90%, segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Turismo.

Essa taxa é superior as demais registradas durante o ano de 2021, que, mesmo com a pandemia, se manteve em um patamar considerado “bom e equilibrado” para a maioria.

A Prefeitura de Porto de Pedras tem investido no turismo e dotado a cidade de infraestrutura para atender bem aos visitantes. Além da limpeza na cidade e nas praias, o município regulamentou a visitação às piscinas naturais, disciplinou ambulantes, além de promover o destino.

Um dos fatores destacados pelo prefeito Henrique Vilela que contribui para essa ocupação está no fato de uma de suas praias, a do Patacho, ter sido classificada como a única do Estado a receber o selo Bandeira Azul e estar entre as seletas 22 de todo o país, sendo a quarta do Nordeste.

Porto de Pedras tem o turismo sustentável e de base comunitária como um dos atrativos. Mantém as características da cidade e tem o desenvolvimento vinculado ao plano de ordenamento que será complementado com o plano diretor, em construção com a comunidade.

A retomada do turismo tem a segurança do selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Porto de Pedras foi a segunda cidade a receber o selo em Alagoas. Os empreendimentos turísticos também têm o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo. As duas certificações levam em consideração a prática de condutas que tragam segurança a turistas e moradores.

Nos últimos dois meses a cidade ganhou novos bares, restaurantes, lojas de artesanato e vai inaugurar uma vila gastronômica na próxima quinta-feira (4). Também se prepara para receber uma das mais badaladas festas de reveillon do Brasil, o Destino Patacho. Para isso iniciou uma série de capacitações para a população local em cursos básicos para atender a demanda que cresce e faz de Porto de Pedras um lugar, não apenas desejado pelo turista, mas, principalmente, bom para morar, viver e com oferta de empregos.