Celebridades

Tombo de Ana Maria Braga tem causa bem mais grave do que parecia

Apresentadora revelou problema de saúde que causou queda na cozinha que a afastou da TV por 14 dias

Por R7 09/11/2021 10h10
Tombo de Ana Maria Braga tem causa bem mais grave do que parecia
Ana Maria Braga - Foto: Globo

Não era só uma queda. O tombo que afastou Ana Maria Braga, 72, do 'Mais Você' por 14 dias não foi causado por um tapetinho mal posicionado na cozinha, e sim por um problema grave de saúde.

A própria Ana Maria, que voltou ao programa nesta segunda (8), explicou o que aconteceu.

“De repente meu organismo parou de produzir cortisona, como uma boneca que você deu corda e caí de repente porque faltou cortisona. Cortisona é um elemento fundamental. Mas agora eu to aqui, no meu trabalho que eu amo tanto fazer”, disse Ana Maria Braga, que garantiu aos fãs que já está bem.

A cortisona é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e age no corpo como anti-inflamatório. A falta da substância no corpo pode causar fadiga, dor nos músculos, entre outras agravantes.

A queda do cortisol pode acontecer por disfunção da glândula suprarrenal, que pode acontecer por inflamação, infecção, sangramento ou infiltração por tumores, ou pelo câncer cerebral. Outra causa comum de queda deste hormônio é a retirada abrupta de medicamentos com corticoides, como prednisona e dexametasona, por exemplo, pois o uso prolongado destes medicamentos inibe a produção do cortisol pelo corpo.

A depressão também é uma importante causa deste problema, pois a falta de serotonina que acontece na depressão crônica causa a redução dos níveis de cortisol.

O tratamento do cortisol baixo, quando grave, é feito com a reposição deste hormônio, através de medicamentos corticoides, como prednisona ou hidrocortisona, por exemplo, prescritos pelo endocrinologista.