Alagoas

Acampamento “on-line” reúne centenas de adolescentes em todo o estado de Alagoas

Em uma grande competição, serão realizadas atividades que incentivam o cuidado com a natureza e a solidariedade

Por Assessoria 12/11/2021 20h08
Acampamento “on-line” reúne centenas de adolescentes em todo o estado de Alagoas
Mais de 2 mil adolescentes poderão acompanhar a programação central, transmitida pela internet - Foto: Assessoria

Com uma proposta de integração social em tempos de distanciamento físico, a Igreja Adventista do Sétimo Dia organizou um evento estadual que acontecerá de forma híbrida. Mais de 2 mil adolescentes poderão acompanhar a programação central, transmitida pela internet, em grupos na região em que moram. Em uma grande competição, serão realizadas atividades que incentivam o cuidado com a natureza e a solidariedade. O evento acontece neste final de semana, desde a sexta-feira (12) até o domingo (14).

Esse acampamento, ou simplesmente Campori, faz parte de um projeto da Igreja Adventista. O chamado Clube de Desbravadores é voltado para jovens de 10 a 15 anos. Através do clube, são promovidas reuniões para abordar conhecimentos sobre natureza, artes, cidadania, literatura em um livre espaço para desenvolver talentos e habilidades. Baseado neste conceito, surge o evento em maior proporção para reunir todos os participantes, os desbravadores, espalhados em todo o estado de Alagoas.

Entre os participantes, a ansiedade é gigantesca. Para sentir a atmosfera do acampamento, eles já estão organizados para participar da programação dentro de um cenário especial. Para evitar aglomerações, os grupos estão organizados por região em cada cidade e irão acamparem locais separados, mas vivendo toda a experiência. Os acampamentos acontecerão em escolas, quadras esportivas, igrejas ou áreas verdes. Esse é o caso de um grupo que mora na região da Jatiúca, parte baixa da capital alagoana, que preferiu se deslocar para uma área verde no município de Satuba para ter mais espaço para explorar as atividades.

Hugo Daniel tem 11 anos, já está de malas prontas para viver essa aventura. Ele tem se dedicado para estar bem preparado para realizar todos os desafios, mas a melhor parte para ele é a oportunidade de fazer tudo isso junto dos amigos.

“Na nossa comunidade, temos nos encontrado e estudado temas como natureza e artes manuais para estarmos prontos para tudo. Ficamos algum tempo sem as reuniões dos grupo se esse retorno num acampamento está sendo muito legal. Um fim de semana assim com os meus amigos, é como viver num filme da TV”, conta o pequeno.

O evento aconteceria em 2020, mas em virtude da pandemia precisou ser adiado. São mais de2 mil desbravadores em Alagoas, por isso o evento não foi possível de forma presencial, mas com a ajuda da tecnologia, a grande reunião acontecerá. Através de uma transmissão, os jovens de cada região estarão juntos para assistir e realizar desafios com seu grupo. O andamento de cada atividade será passado aos organizadores por mensagens e todos concorrerão em uma disputa por premiações.

O coordenador do evento e do projeto, o Pr. Wellington Costa, relata que, ao lidar com esses jovens, percebeu uma necessidade de integração social. A oportunidade para essa retomada aparece agora que o estado de Alagoas se distancia da fase mais crítica da pandemia.

“Queremos levar cada desbravador a viver uma experiência real mesmo no mundo virtual. Diante do nosso cenário, estamos preparados para realizar tudo isso de forma segura, com todos os cuidados precisos. O evento alcançará pessoas na capital e no interior de Alagoas, e nossa expectativa é que um grande movimento seja gerado a partir deste acampamento, levando esperança para nossa juventude”, declara o coordenador.