Estado amplia assistência à Saúde com Centro de Referência e mudança do perfil do HRN
Entrega e anúncio foram oficializados pelo governador de Alagoas, Renan Filho, durante as atividades do 2° dia de Governo Presente

Os moradores da região Norte do Estado passaram a contar, a partir desta sexta-feira (19), com um Centro de Referência de Especialidades que vai assegurar um diagnóstico preciso em saúde e ampliar a assistência oferecida à população. A unidade, que fica anexa ao Hospital Regional do Norte, foi construída com recursos próprios na ordem de mais de R$ 5 milhões e entregue pelo governador de Alagoas, Renan Filho, e pelo secretário de Saúde, Alexandre Ayres, durante programação do 2° dia de Governo Presente na região, na cidade de Porto Calvo.
Os equipamentos e serviços do Centro de Referência de Especialidades são de última geração, a exemplo da Tomografia Computadorizada, Raios-x Móvel e Fixo 100% digital e Ultrassonografia com Doppler.
A ampliação da assistência em saúde para a população ficou ainda mais significativa com a mudança de chave anunciada pelo governador no evento. A partir deste sábado (20), o Hospital Regional do Norte (HRN) muda o perfil assistencial, deixando, depois de quase um ano e meio, de ser atendimento exclusivo para covid-19 e passando a abrir as portas para a população em geral.
O governador, em coletiva à imprensa, afirmou: “Teremos hoje [ontem] aqui a abertura completa do Hospital Regional do Norte, localizado em Porto Calvo, mas que vai atender urgência e emergência, outros tipos de internações clínicas; vai fazer todos os tipos de cirurgias de pequeno, médio e grande porte também; vai oferecer os primeiro leitos de UTI da história do Norte de Alagoas e vai funcionar como uma maternidade do CRIA. As pessoas não vão mais precisar sair dessa região para que seus filhos nasçam. É, sem dúvida, o mais estruturante no âmbito da saúde para esta região”, assegurou.
Para ele, Alagoas vai avançar muito com este equipamento e assim vai também estruturar a região para receber mais investimentos.
A inauguração do Centro de Referências em Especialidades marca o novo momento do hospital, reitera o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Chegou o momento da gente virar a chave do hospital. Chegou o momento da região norte de Alagoas dar seu grito de emancipação na saúde pública e bater no peito forte e dizer que aqui agora tem hospital de verdade para atender quem mais precisa. Tenho muito orgulho de estar secretário de Saúde de Alagoas”, salientou Ayres durante seu discurso.
Recursos próprios
O Hospital, construído com recursos próprios do Estado, vai contar com 133 leitos, sendo 100 Clínicos e 33 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando a realizar, no primeiro momento, cirurgias de Média e Alta Complexidade nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia, além de Cardiologia, Neurologia, Ginecologia, Nefrologia e Urologia, posteriormente.
A população comemora a abertura do hospital para o atendimento amplo. Dona Ednildes, moradora da cidade de Porto Calvo há 30 anos e usuária do SUS, afirma que está muito feliz e explica:
“A gente tinha muita necessidade de um hospital dessa estrutura, porque todos os pacientes que aqui moram e procuravam atendimento, tinham que ir para a capital. E hoje, com esse hospital de grande estrutura e com equipamento completo, tudo o que precisarem e procurarem terão aqui no município”, disse a moradora.

Além do benefício à população, a unidade hospitalar também será um incremento para a economia local com a geração de mais de 1.000 empregos diretos, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, pessoal de logística e de apoio.
Na ocasião, o município doou um terreno para construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Usina Santa Maria. A construção será feita pelo Governo de Alagoas. Outra autorização de obra para o município foi dada pelo chefe do Executivo: uma nova creche do CRIA será erguida na cidade para atender cerca de 200 crianças e gerar 40 empregos diretos. O governador também anunciou a reconstrução do Centro Comunitário Calabar.
Homenagem
O antigo prefeito da cidade, Kaika, faleceu em julho desse ano em decorrência da covid-19 e para homenagear a família, o governador anunciou que Hospital Regional do Norte levará o nome dele: Hospital Regional do Norte Carlos Eurico Leão e Lima.
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
