Justiça

Procurador-geral reinaugura Promotoria de Matriz de Camaragibe

Márcio Roberto também assinou a ordem de serviço da Promotoria de Atalaia

Por 7Segundos, com Assessoria 02/12/2021 15h03
Procurador-geral reinaugura Promotoria de Matriz de Camaragibe
Reinauguração ocorreu no dia 1º de dezembro - Foto: Assessoria

Há tempo e plantar e tempo de colher, assim o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) tem avançado e procurado um trato de respeito a seus membros e servidores. Nesta quarta-feira (1º), na agenda do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, foram programadas a reinauguração da sede da Promotoria de Justiça, na cidade de Matriz de Camaragibe, e a assinatura do Termo de Serviço para construção da sede das Promotorias de Justiça em Atalaia.

Em ambos, o chefe ministerial esteve acompanhado dos promotores naturais, Francisca Paula, Bruno Baptista e também do promotor de Justiça Elísio Maia. Na Região Norte contou com a presença do presidente da Associação do Ministério Público (Ampal), Roberto Salomão. No evento, a frente de honra, além dos representantes institucionais, contou com o prefeito, Fernando Cavalcante, e o ex-deputado Cícero Cavalcante. Secretários municipais e a procuradora-geral do Município também marcaram presença.

Márcio Roberto enfatizou a importância de reestruturar a sede em Matriz de Camaragibe, ressaltando a palavra dignidade. “Entendemos, desde o início, que precisaríamos acomodar nossos membros e servidores a altura da competência, da doação de cada um. Que tínhamos de ofertar um local digno onde pudessem desempenhar suas atividades motivados e sentindo-se respeitados. Passamos pela dura prova de conviver com a covid, o que retardou muita coisa, mas era preciso insistir e arcar com nossos compromissos, este é um deles. Entregamos um prédio totalmente reformado, modernizado, pronto também para melhor atender o cidadão que nos procura e merece atenção, buscamos um Ministério Público moderno, onde todos sintam orgulho de pertencê-lo.
”, declarou o procurador-geral de Justiça.

O presidente da Ampal, promotor de Justiça, Roberto Salomão, enalteceu o trabalho do chefe do Ministério Público. “Quero parabenizar o procurador-geral que não medido esforços para que o Ministério Público se torne cada vez melhor. Posso afirmar que tenho acompanhado o dia a dia e registrado um volume enorme de ações que só engrandecem nossa instituição”, disse Salomão.

Reestruturação em Matriz

Para se ter ideia da transformação da Promotoria de Justiça de Matriz de Camaragibe apresentamos um resumo. O prédio estava com inúmeros danos por conta de falhas na impermeabilização e com problemas no encanamento hidráulico e pluvial da construção. O foco da reforma, além de melhorar as condições de uso dos funcionários e da comunidade, foi garantir a proteção duradoura contra as intempéries e os períodos chuvosos, renovando todo o sistema de coberta e impermeabilização. Além disso, renovou-se a pintura interna e externa do prédio, bem como todo o piso de concreto dos passeios e calçada.

A fim de garantir a qualidade da água consumida, foi efetuada a troca da caixa d’água e o fechamento da cisterna do prédio, que anteriormente ficava exposta à entrada de poeira e insetos que pudessem passar pela portinhola. Ainda sobre a segurança dos usuários, foi construída uma casa de gás externa à copa, no intuito de retirar o botijão de gás que ficava instalado dentro do prédio. No quesito acessibilidade, foi instalado um vaso sanitário para PCD em conjunto com duas barras de apoio. Houve troca de 100% do madeiramento e das telhas de fibrocimento, demolição e recomposição do rufo de concreto, renovação do revestimento de concreto das calhas para impedir a continuidade de fissuras e microfissuras, instalação de chapim para evitar futuros danos por infiltração, renovação de 100% da cobertura de manta asfáltica.

Foi renovado todo o revestimento de concreto dos passeios, rampa e calçada, também realizada a troca dos quadros de medição e distribuição, com novos disjuntores e a correta identificação, colocados os espelhos nas tomadas. Foi feita a limpeza e pintura dos gradis de ferro, a troca de maçaneta da porta do banheiro, de cano pluvial quebrado (motivo de infiltração no forro da escada), troca de reparo de vaso sanitário, de joelho hidráulico do reservatório superior (motivo de infiltração do forro do 1º andar), limpeza do reservatório inferior (cisterna), bem como renovação da manta asfáltica.

O prédio também passou pela troca de bancada da copa e colocação de nova bancada de granito para servir de apoio a quem utilizar o fogão, foi feita a substituição do vaso sanitário do banheiro para deficientes, com a instalação de vaso adequado e barras de apoio, feita a instalação de chapas para fechamento do reservatório inferior, de modo a garantir a conservação da qualidade da água e a fácil manutenção. Foi trocado forro de gesso da área da escada e da sala de espera do 1º andar, pois estava desgastado a ponto de ter desabado. Finalizando, houve a renovação de toda a pintura interna (paredes, portas e forro) e externa, dos muros, aplicação de mastique (como selador de trinca) nas regiões da onde havia grande incidência de fissuras mapeadas (fachada direita e lado esquerdo do reservatório superior).

Atalaia

Em Atalaia, o procurador-geral de Justiça, com os promotores de Justiça, Bruno Baptista e Elísio Maia, assinou o Termo de Serviço para o início da construção do prédio-sede das Promotorias de Justiça. A prefeita Cecília Herman, os procuradores-gerais do Município, Márcio Roberto Júnior e Nicolas Costa, prestigiaram a solenidade.

“O que posso dizer é que sinto um orgulho tremendo de saber que temos cumprido com o prometido e assinar esse termo de serviço, nesta tarde, muito me honra. Posso olhar para os nossos promotores com a certeza de que estarão melhor acomodados, num lugar justo, bem projetado para o bem de todos. E acreditamos que faça a diferença, porque trabalhar num saudável, limpo, novo, com acessibilidade, motiva”, concluiu.