45 Gestores são capacitados para atuar no programa Educação para o Emprego
Os profissionais irão capacitar os alunos para o mercado de trabalho e devem agir como multiplicadores em onze cidades alagoanas durante o ano letivo de 2022
Com o objetivo de capacitar os mais de 7 mil alunos do ensino de Jovens e Adultos (EJA) com temas voltados para o mercado de trabalho, o programa Educação Para o Emprego finalizou o processo de capacitação dos 45 profissionais que vão atuar nas escolas que ofertam a modalidade EJA Médio durante o ano letivo de 2022. O encerramento aconteceu na última sexta-feira (17), em Maceió, após duas semanas de curso.
Para a superintendente da rede estadual de ensino, Roseane Vasconcelos, esse programa irá fazer a diferença na vida de milhares de estudantes. "Os estudantes agora podem contar com uma ajuda na hora de conseguir o primeiro emprego. Esse projeto está aqui para mostrar que os alunos do EJA, independente da idade, podem estar no mercado de trabalho. Esses professores vão ser como Faróis, iluminando a vida dos estudantes do EJA", ressalta.
Sobre o programa
O programa Educação Para o Emprego é voltado para a Educação de Jovens e Adultos e deve começar a todo o vapor em 2022. Os professores passaram por uma capacitação e, em turmas de 20 alunos, auxiliá-los a conquistarem uma vaga no mercado de trabalho. Serão abordados dez temas como montagem de currículo, técnicas de busca, habilidades, entrevista, empreendedorismo, dicas de investimento, entre outros. A extensão será ofertada em onze polos de ensino que são: Maceió, Arapiraca, Pão de Açúcar, Piranhas, Penedo, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Porto Calvo, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Viçosa.
A professora Beatriz Lisboa, da Escola Estadual Joaquim Diegues, de Viçosa, conta que os dias de curso tiveram um impacto muito grande na sua vida e espera fazer a diferença na sua comunidade. "Aprendemos a entender as pessoas e como podemos instruir nossos alunos no que fazer depois do EJA. Ver o potencial de cada um e instruir para o melhor caminho, acredito que para a escola que trabalho, isso seja muito importante."
Metodologia criativa
Para fortalecer ainda mais os ensinamentos do Educação para o Emprego, os professores foram instruídos a utilizar um jogo de tabuleiro que pode auxiliar os conteúdos em sala de aula de uma maneira lúdica. O jogo possui um tabuleiro que simula uma corrida em busca de uma vaga no mercado de trabalho, o principal objetivo é que por meio das cartas o jogador conquiste habilidades, seja informado da vaga e conquiste o emprego.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
