Meio ambiente

[Vídeo] Festa ilegal causa crime ambiental na Rota Ecológica

Caso foi registrado na Praia do Marceneiro, no Passo de Camaragibe

Por 7Segundos 28/12/2021 11h11 - Atualizado em 28/12/2021 14h02
[Vídeo] Festa ilegal causa crime ambiental na Rota Ecológica
Festa ilegal na Rota Ecológica dos Milagres - Foto: Reprodução/Instagram

Uma festa feita de maneira ilegal causou crime ambiental em um dos principais pontos turísticos da famosa Rota Ecológica dos Milagres: as piscinas naturais da Praia do Marceneiro, no Passo de Camaragibe, no Litoral Norte de Alagoas. O festejo no mar alagoano foi registrado nesta segunda-feira (27). Estima-se que no total cerca de 1.200 pessoas estavam no local.

As imagens causaram revolta na Organização Não-Governamental (ONG) Instituto Bioma Brasil (IBB) e também revoltou o jornalista André Trigueiro (Globo News). As piscinas naturais da Praia do Marceneiro ficam na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, a maior área de marinha costeira do país.

O Instituto Bioma Brasil denuncia a falta de fiscalização das autoridades. A ONG destacou ainda que a festa (com direito a canto de parabéns) foi realizada ‘sem nenhum controle e desrespeitando o Plano de Manejo, que foi recentemente aprovado.


A Organização Não-Governamental ressalta ainda que a área das piscinas naturais da Praia do Marceneiro abriga a população de peixes-bois nativos e reintroduzidos, além de espécies de corais e peixes ameaçados de extinção.

O jornalista André Trigueiro fez uma publicação nas redes sociais sobre o caso. “Flagrante de festa ilegal realizada hoje na APA Costa dos Corais, nas piscinas naturais de Marceneiro, Passo de Camaragibe (AL). Omissão das autoridades ambientais na região da pousada do Ministro do Turismo!! A festa (com aglomeração acima da capacidade de suporte do local) acontece na maior área costeiro-marinha protegida do Brasil. Esta mesma área abriga a população de peixes-bois nativos e reintroduzidos, além de espécies de corais e peixes ameaçados de extinção. O réveillon não chegou e se nada for feito, mais destruição à vista!”, postou.

A Prefeitura do Passo de Camaragibe enviou uma nota. Confira a nota na íntegra:

Devido à repercussão das imagens divulgadas nesta segunda-feira (27) com relação uma festa supostamente realizada na Praia de Marceneiro, a Prefeitura do Passo de Camaragibe vem a público para prestar alguns esclarecimentos. Inicialmente, a Prefeitura repudia a realização do evento e informa que em nenhum momento foi comunicada ou concedeu autorização para sua realização.

A Prefeitura também informa que o citado evento não foi organizado por qualquer empreendimento privado instalado no Passo de Camaragibe ou por qualquer órgão público municipal, mesmo porque todos os festejos públicos referentes ao Réveillon 2021/2022 foram devidamente cancelados por decreto ainda no início do mês de dezembro.

Por fim, a Prefeitura manifesta sua preocupação com a fiscalização da APA Costa dos Corais, a maior unidade de conservação FEDERAL da vida marinha da costa brasileira, hoje sob jurisdição do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio) e lamenta que empreendimentos de municípios vizinhos se aproveitem dessa brecha na fiscalização para promover eventos no território do Passo, sem a necessária responsabilidade com a preservação do meio ambiente.


Passo de Camaragibe
28 de dezembro de 2021

Confira aqui mais um vídeo: