Geral

Como conservar carnes, aves e peixes por mais tempo

Por 7Segundos 03/06/2022 11h11
Como conservar carnes, aves e peixes por mais tempo
Como conservar carnes, aves e peixes por mais tempo - Foto: Divulgação

As carnes, aves e peixes podem ser preparadas de diferentes maneiras, e utilizadas na composição de uma infinidade de receitas, não é mesmo? Por esse motivo, nada melhor do que conhecer formas de manter esses alimentos em boa conservação por mais tempo.

Ainda não sabe como conservar carnes de ave e muitos outros tipos? Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. Confira a seguir e saiba como conservar carnes, aves e peixes por mais tempo:

Fervura


Quando o assunto é armazenar carnes, aves e peixes em boas condições, uma das maneiras mais eficazes, certamente é a fervura. Isso porque, fervendo os alimentos, é possível eliminar microrganismos, evitando a proliferação de fungos e bactérias.

Após ferver os tipos de carne bovina e outros, é essencial utilizar boas técnicas de resfriamento, para manter a vida útil do alimento por mais tempo.

Defumação


Outra excelente forma de manter carnes, aves, frutos do mar e peixes conservados, é utilizando a defumação.

Nessa técnica de conservação, os alimentos são secos pela fumaça. Dessa forma, com a elevação das temperaturas, é possível criar uma casca externa que impede a proliferação de bactérias.

Salgamento


Uma das técnicas mais antigas de conservação, que vem sendo utilizada há séculos, certamente é a técnica de salgamento. Isso porque, essa maneira de conservar os alimentos atua na desidratação, eliminando microrganismos e impedindo a proliferação de bactérias.

Para realizar a conservação de cortes de carne bovina, aves e peixes através desse método é necessário utilizar sal grosso.

Vale ressaltar que além das carnes, legumes e verduras também podem ser armazenados dessa maneira para terem maior durabilidade. Incrível, não é mesmo?

Ultracongelamento


Para finalizar, outra técnica muito eficiente e bastante utilizada por quem deseja conservar carne de aves, bovinas, de peixes e outras, é o método de ultracongelamento.

Afinal, manter os alimentos em baixas temperaturas impede que as bactérias e fungos sejam formados. Dessa forma, o alimento é mantido conservado por mais tempo, sem perder suas propriedades e características nutricionais.

Conte sempre com fornecedores de qualidade


No momento de comprar carnes, aves e peixes, opte sempre por fornecedores de altíssima confiança. Nesse sentido, é possível garantir que os alimentos fornecidos são de qualidade, que foram armazenados com segurança e que poderão ser conservados por mais tempo.