Acidentes

Porto Calvo sofre apagão de energia elétrica

Blackout atingiu seis municípios da Região Norte de Alagoas

Por Maurício Silva 07/06/2022 14h02 - Atualizado em 07/06/2022 14h02
Porto Calvo sofre apagão de energia elétrica
Comércio de Porto Calvo amargou prejuízo - Foto: Maurício Silva

Os moradores da cidade de Porto Calvo sofrem com um apagão de energia elétrica desde às 20h20 desta segunda-feira (6). Além da falta de energia, a população também sofreu com a falta de comunicação, pois, ficaram sem internet e sem rede de celular. O blackout aitngiu seis municípios da Região Norte de Alagoas.

O apagão elétrico prejudicou principalmente os comerciantes da cidade (Porto Calvo possui o maior centro comercial da Região Norte). Sem energia e sem internet, os lojistas amargaram prejuízos na manhã desta terça-feira (7), onde apenas os pagamentos eram feitos apenas por cédulas de dinheiro.

Desde o blackout registrado por volta das 20h20 desta segunda-feira (6) a rede móvel da Vivo não funciona. Os clientes da operadora Claro (a que tem a maior clientela da cidade) só tiveram acesso a ligações e internet por volta das 7h desta terça-feira. Provedores de internet ficaram sem funcionar. A Usina Santa Maria também deixou de funcionar com o blackout. 

Por volta das 10h de hoje, o loteamento Comandatuba, os bairros Antarctica e Mangazala voltaram a ter energia, mas sem internet. De acordo com a Equatorial Alagoas, um problema na noite de ontem na rede de trasmissão em São Luís do Quitunde, deixou as subestações de Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e Maragogi sem energia.

Além de Porto Calvo, Maragogi e Matriz de Camaragibe, o apagão também afetou os moradores de Japaratinga, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Porto Calvo foi onde foi registrado o maior problema. 

Confira na íntegra a nota enviada pela Equatorial Alagoas:

*Nota de esclarecimento:* ocorrência em Linha de Transmissão

A Equatorial Alagoas informa, que registrou na noite da última segunda-feira (06), uma ocorrência na Linha de Transmissão de energia localizada em São Luís do Quitunde, que abastece as subestações dos municípios de Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e Maragogi e as cidades adjacentes, cujas causas ainda estão sendo avaliadas.

Ao tomar conhecimento da intercorrência, por volta das 20h17, a Distribuidora prontamente enviou uma equipe para percorrer e inspecionar a rede. Às 20h22 a subestação de Matriz do Camaragibe foi normalizada e após a condução de outras intervenções no circuito, a cidade de São Miguel dos Milagres teve o serviço 100% normalizado às 02h.

Durante a madrugada a subestação do município de Maragogi também teve o sistema recomposto às 5h50 e logo em seguida as localidades de Japaratinga e Porto de Pedras também foram normalizadas no início desta manhã.

Com relação ao município de Porto Calvo, equipes técnicas já iniciaram a recomposição do sistema e permanecem empenhadas a fim de normalizar o serviço em sua totalidade o mais breve possível.

A Equatorial Alagoas lamenta os transtornos e ressalta tem empreendido todos os esforços para levar energia de qualidade e segurança para todos os alagoanos.

*Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas*