Curso de produção de húmus de minhoca está com inscrições abertas no Ifal
Também estão disponíveis ao público os cursos de compostagem e prática de calagem. Todos são gratuitos e dão direito ao certificado

O campus Maragogi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com inscrições abertas para estudantes da unidade de ensino e comunidade externa fazerem o curso online “Vermicompostagem”. As vídeos-aulas já estão prontas e os interessados podem vê-las no Google Classroom. O inscrito terá direito ao certificado após aprovação em duas avaliações no final da capacitação.
Segundo o coordenador da iniciativa, Marcelo Cavalcante, a vermicompostagem é uma prática agroecológica que utiliza minhocas para produção de adubo orgânico. “Enquanto a minhocultura tem como objetivo a minhoca para venda (alimentação de peixes, rãs, pesca), a vermicompostagem visa a produção de húmus, que é um adubo orgânico altamente nutritivo para as plantas”, explicou.
O participante aprende, no decorrer do curso, a importância da vermicompostagem para o meio ambiente e agricultura. “Abordamos as características das principais espécies conhecidas, sua anatomia e fisiologia, as instalações de produção e manejo, bem como a colheita e armazenamento de húmus, que é de excelente qualidade, de baixo custo e de fácil produção”, explicou ao acrescentar que o húmus e as minhocas são opções de venda para quem sabe produzi-los.
Marcelo Cavalcante informou que todo o conteúdo está disponível no Classroom, tanto textos quanto vídeos gravados. Não haverá momento presencial ou síncrono. “Como disponibilizamos um grupo de discussão no WhatsApp, quem tiver interesse, poderá tirar dúvidas por lá ou entrar em contato pelo e-mail [email protected]”, disse Marcelo Cavalcante.
A iniciativa é desenvolvida por quatro alunos do curso técnico de Agroecologia e que participam de um projeto de ensino. Eles estudam o tema em sala de aula, preparam a apresentação dos conteúdos, escrevem o roteiro da aula e fazem a gravação.
A vermicompostagem é o terceiro curso de um total de dez ofertados pela a área de Agroecologia do campus Maragogi. O primeiro foi o de “Composto orgânico” e o segundo foi a “Prática de calagem”. Outros ainda estão em produção.
Cursos gratuitos com inscrições abertas:
Húmus de minhoca
Compostagem
Calagem
Veja também
Últimas notícias

Assaltantes fazem arrastão nos bairros Petrópolis e Luiz Pedro 1, em Maceió

Médica alagoana tem festa invadida por água da chuva e caso repercute nas redes sociais
![[Vídeo] Secom do Governo do Estado expõe mecanismos de divulgação de notícias em Congresso da Ufal](https://img.7segundos.com.br/PQt8VMFlyH9kZtU1Tk151_3DtrY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/renata.jpeg)
[Vídeo] Secom do Governo do Estado expõe mecanismos de divulgação de notícias em Congresso da Ufal

Policiais civis são homenageados com Comenda Fátima Pirauá por atuação em defesa da infância

Seduc realiza levantamento para avaliar danos causados pelas fortes chuvas

Alagoana Marta é eleita a melhor da história do futebol pelo IFFHS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
