Moraes cria Núcleo de Inteligência e quer restringir armas no dia das eleições
Há poucos dias na presidência do TSE, magistrado quer regras abrangentes para garantir segurança das eleições

Em uma reunião a portas fechadas com 23 comandantes de polícias militares (PMs), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anunciou a criação de um Núcleo de Inteligência na corte. O órgão deve contar com três representantes indicados pelos chefes das PMs, e sua principal atribuição será garantir a hierarquia das tropas e a segurança do pleito que ocorre em outubro.
Além de Moraes e dos comandantes, estavam presentes no encontro, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), em Brasília, o ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente do TSE, o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), e o diretor-geral da Polícia Militar de São Paulo, Rogério Allegretti, membro do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência Política criado na corte.
O primeiro item da pauta, de acordo com a ata de reunião, à qual o R7 teve acesso, foi a "garantia da segurança pública nas eleições, a hierarquia e a disciplina policiais". Em seguida, discutiu-se a importância das corporações policiais na realização do pleito e iniciou-se "a análise sobre eventual restrição ao porte de armas, bem como ao treinamento e transporte de armas pelos CACs no dia das eleições".
Moraes tomou posse como presidente do Tribunal no dia 16 deste mês e desde então vem ampliando o diálogo com outros setores, inclusive com as Forças Armadas, governos estaduais e integrantes da Justiça Eleitoral e de embaixadas, para garantir a realização pacífica do pleito.
Em relação às polícias militares, o foco é prever e impedir atos de indisciplina, motins ou atos antidemocráticos por parte dos integrantes das tropas durante a realização do primeiro e do segundo turno de votação.
No encontro desta quarta-feira, foi assinado um "termo de cooperação entre TSE e o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) para a coordenação e centralização de informações de todas as corporações e elaboração de relatórios, bem assim para a divulgação e distribuição de diretrizes e peças informativas produzidas pelo TSE".
Veja também
Últimas notícias

Investigação de estupro coletivo em Quebrangulo está em fase de conclusão

Idoso com mandado de prisão em aberto é detido pela PM em Coruripe
![[Vídeo] Família de Cláudia Pollyanne processa amigos que denunciaram clínica de reabilitação](https://img.7segundos.com.br/3FEYWYyYvCzkBlr5EJa5qU53jy8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/claudia-pollyanne-farias-de-santanna-foto-reproducao-2-w1160452487-widexl.jpg)
[Vídeo] Família de Cláudia Pollyanne processa amigos que denunciaram clínica de reabilitação

PM cumpre mandado judicial e efetua prisões por tráfico de drogas no Litoral Sul

Projeto ‘Meu Destino + Sustentável’ da Costa dos Corais ganha prêmio nacional

Polícia Civil prende suspeito de mais de 30 arrombamentos em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
