Meio ambiente

Manchas de óleo aparecem nas praias de Japaratinga

Prefeitura vem adotando medidas para diminuir os danos

Por Maurício Silva 07/10/2022 07h07 - Atualizado em 07/10/2022 09h09
Manchas de óleo aparecem nas praias de Japaratinga
Limpeza está sendo feita para diminuir os impactos - Foto: Cortesia

As manchas de óleo queimado voltaram a surgir nas praias do turístico município de Japaratinga, no Litoral Norte de Alagoas. A substância química surgiu no mar de toda a costa da cidade litorânea nesta quinta-feira (6). A Prefeitura Municipal vem adotando todas as medidas necessárias para diminuir os danos ambientais.

O problema voltou a surgir em praias nordestinas e em algumas localidades de Alagoas nos últimos dias. As manchas de óleo causaram grandes prejuízos ambientais nas praias no ano de 2019 e o município de Japaratinga foi um dos que mais sofreu com o impacto há três anos.

Óleo foi recolhido pelas equipes em Japaratinga. Foto: Cortesia


De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Japaratinga, Paulo Sérgio Nascimento, o óleo surgiu nesta quinta-feira (6). “Está aparecendo em todas as praias. A gente já está monitorando esse óleo que está aparecendo e já estamos fazendo o recolhimento. A prefeitura e o pessoal da limpeza também já estão orientados de como deve ser feita a retirada desse óleo”, informou.

Paulo Sérgio Nascimento disse que todas as medidas necessárias serão adotadas. “A gente já está retirando, inclusive em parceria com a brigada do pessoal do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que estava no local também fazendo toda a retirada. Mas a gente está acompanhando isso e está conseguindo tirar o máximo possível de óleo”, frisou.

Óleo crú está sendo retirado das praias de Japaratinga. Foto: Cortesia


Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o petróleo chegou nas praias de Pontal do Boqueirão, Boqueirão, Barreiras do Boqueirão, Bitingui, Japaratinga e Praia do Salgado. No final de setembro e neste mês de outubro o óleo crú já chegou em praias de cidades como Barra de Santo Antônio, Coruripe e outras.

Veja vídeo: