Meio ambiente
Manchas de óleo são encontradas em praia de Coruripe, Alagoas
Fragmentos foram achados na manhã desta quinta-feira (29) na Praia Lagoa do Pau. Material será encaminhado para análise.
29/09/2022 21h09
Fragmentos de óleo foram encontrados em praia de Coruripe, litoral sul de Alagoas, nesta quinta-feira (29). O material vai ser recolhido e encaminhado para análise.
Os vestígios de óleo foram achados na Praia Lagoa do Pau por banhistas. Uma equipe do Instituto Amigos da Natureza (Inan) esteve no local e fez registros das manchas.
"A gente sempre fez monitoramento na praia por causa da desova de tartarugas marinhas. Hoje, pessoas que estavam na praia nos avisaram que tinha vestígio de óleo em toda praia. Tiramos fotos e comprovamos que tem muito óleo", disse Marcos Lima, integrante do Inan.
Em agosto, fragmentos de óleo foram achados em várias praias do Nordeste, incluindo, em Alagoas, onde foram coletados 2,675 kg do material na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio. Os fragmentos foram encaminhados para análise, mas foi descartada a possibilidade de se tratar do mesmo material que atingiu a costa brasileira em 2019, onde manchas de óleo atingiram 130 cidades de nove estados do Nordeste e do Sudeste.Segundo a análise dos materiais coletados no litoral nordestino em agosto, os fragmentos de óleo podem ter sido de descarte de água oleosa lançada em alto mar, após a lavagem de tanques de navio petroleiro. Os biomarcadores apontam que o petróleo achado nas praias brasileiras foram produzidos no Golfo do México.
Fragmentos começaram a aparecer em 2019
Há três anos, manchas de óleo atingiram 130 cidades de nove estados do Nordeste e do Sudeste. Na época, a Polícia Federal concluiu que um navio petroleiro grego derramou o produto no mar e indiciou os responsáveis pela embarcação por crimes ambientais. Órgãos de fiscalização investigam se o óleo que surgiu agora tem a mesma origem do que apareceu em 2019.
Em Alagoas, os primeiros relatos de manchas de óleo no estado surgiram em Maceió, no dia 17 de setembro de 2019. Em outubro do mesmo ano, o município de Coruripe chegou a decretar situação de emergência por causa das inúmeras manchas de óleo que invadiram as praias.
Foram feitos mutirões de limpeza para retirar o material das praias. Órgãos ambientais, voluntários e soldados do exército participaram dos trabalhos durante meses. Os fragmentos deixaram de aparecer em seguida.
Em setembro de 2021, o óleo reapareceu em Alagoas, mas em menor quantidade. O material também foi recolhido.
Últimas notícias
CELEBRIDADE
Paris Hilton diz que nunca fez plásticas e revela segredo de beleza
ACIDENTE
Piloto perde controle direcional da moto e colide contra carreta em Teotônio Vilela
CELEBRIDADE
'Mudou de DNA': foto antiga de Karoline Lima viraliza e ela explica mudança
Até 26/11
Braskem dá prazo para demolir imóvel de moradora do Pinheiro através de notificação enviada por e-mail
MILITAR
PMs mobilizam esforços para que morte do capitão Abraão Taveira seja esclarecida
UTILIDADE PÚBLICA
Falta de energia afeta abastecimento de água em cinco cidades de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Fabiana Lira
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
PAGAMENTO
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
Homicídio
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
Violência
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
Caso desvendado