Paraná Pesquisas aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro
Diferença de votos entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno das eleições foi de 5,23% para petista

Levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (13/10), aponta empate técnico no segundo turno entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O resultado se estabelece nos votos válidos e nos cenários espontâneo e estimulado. Na pesquisa, o petista tem 51,9% dos votos válidos contra 48,1% do atual presidente.
A pesquisa divulgada entrevistou 2020 pessoas, entre os dias 8 e 12 de outubro. O resultado em votos válidos inclui apenas os votos certos para um presidenciável, excluindo-se os votos brancos e nulos, assim como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga o resultado das eleições.
Lula tem 47,6% ante 44,1% de Bolsonaro, caso considere o total da amostragem. Brancos e nulos correspondem a 4,8%. Comparando com o primeiro turno, presidenciáveis obtiveram 48,43% e 43,20%, respectivamente.
No cenário espontâneo, o ex-presidente aparece 3,4 pontos à frente do adversário Bolsonaro, sendo que o petista soma 42,6% e o atual presidente da República tem 39,2%, configurando empate técnico. A pesquisa também apontou que os indecisos são 12,8% e os que afirmam não querer nenhuma das duas opções são 5,4%.
Em um cenário estimulado, o empate técnico se confirma e Lula mantém-se 3,5% pontos à frente, com 47,6%, contra 44,1% de Bolsonaro.
Margem de erro
Segundo o Paraná Pesquisas, a margem de erro geral é de 2,2 pontos percentuais em um intervalo de confiança de 95%, e muda de região para região. No Sudeste é de 3,4 pontos percentuais, com 866 entrevistas; no Nordeste fica em 4,3 pontos percentuais, com 544 entrevistas; nas regiões Norte e Centro-Oeste, onde foram realizadas 311 entrevistas, é de 5,7 pontos, e no Sul, com 299 entrevistas, de 5,8 pontos percentuais.
A pesquisa teve estímulo financeiro e foi contratada pelo Progressistas por R$190.000,00, registrando o levantamento na Justiça Eleitoral sob o nº BR-08438/2022.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
