Geral

8 dicas da agência Diego Tour para aproveitar as belezas do Jalapão

Por 7Segundos 22/11/2022 15h03
8 dicas da agência Diego Tour para aproveitar as belezas do Jalapão
8 dicas da agência Diego Tour para aproveitar as belezas do Jalapão - Foto: Divulgação

Se você pretende viajar para Jalapão, não deixe de conferir as 8 dicas que separamos para você aproveitar da melhor forma possível as belezas do parque do Jalapão. Continue lendo e confira com mais detalhes!

Descubra as 8 dicas para aproveitar as belezas do Jalapão

O Jalapão, ao contrário do que se pensa, não é um município, mas um Parque Estadual natural onde conserva o bioma do cerrado. O Jalapão é um dos principais pontos turísticos do Estado de Tocantins, logo há uma grande variedade de locais os quais você pode visitar.

Sendo assim, para que você possa visitar o Jalapão e aproveitar ao máximo possível, confira as 8 dicas da agência Diego Tour que separamos para você. O Parque do Jalapão fica a cerca de 300 km de distância da capital Palmas, logo você pode alugar um carro em uma agência de turismo para ir até o Jalapão.

Ao visitar esse local você vai desfrutar de lindas cachoeiras, fervedouros (nascentes de águas subterrâneas) e até mesmo dunas. Portanto, não perca mais tempo e descubra o que você precisa ter e fazer para aproveitar da melhor forma possível esse lindo local.

1- Contrate um guia


Antes de mais nada, se você pretende visitar o Jalapão por conta própria saiba que essa região é de mata e deserta, ou seja, não mora pessoas nessa região e os carros que transitam no local também são de turistas. Dessa forma, visitar esse local sem a companhia de alguém que conheça o local é perigoso, pois você pode se perder.

Vale ressaltar que esse local não pega sinal de internet e celular, então caso você precise de alguma informação de como chegar a um destino você não vai ter o auxílio de um GPS. Além disso, entre as vantagens de contratar um guia turístico é que ele conhece todos os lugares, os atalhos para chegar mais rápido e ainda poderá contar a história do ponto turístico que você pretende visitar.

2- Faça um planejamento


Quando falamos em planejamento estamos nos referindo a um planejamento financeiro e de uma agência para alugar carro e/ou guia turístico. É importante que você faça um planejamento financeiro para não passar dificuldades quando estiver por lá.

Entre as despesas que você vai ter ao visitar o Jalapão será inicialmente com transporte, depois com hospedagem, alimentação e taxa para entrar nos pontos turísticos. Aqui recomendamos que você opte por comprar um pacote, pois todos os gastos citados acima estão inclusos.

3- O que levar?


Outro ponto muito importante que você deve ficar atento é em relação ao que levar. Dependendo da época do ano que você for - sendo que recomendamos ir durante o verão, meses de maio a julho - você vai precisar de roupas leves devido ao calor.

Durante esse meses a temperatura chega a 30°C, logo você vai precisar de roupas leves e que sequem com facilidade. Além disso, uma dica para as mulheres é levar roupas de praia, pois há cachoeiras e rios para banho.

4- Onde ficar?


Se a sua preocupação é com hospedagem saiba que há várias pousadas na região do Parque do Jalapão. Existem três cidades que são as mais próximas dessa região e que oferecem hospedagem, sendo São Félix, Novo Acordo e Mateiros.

Mas, se você não quiser se hospedar nesses locais e toda vez voltar para a pousada no final do dia, você pode acampar no local. Entretanto, você terá que pagar uma taxa devido ser áreas privadas. Vale lembrar que se você tiver adquirido um pacote pode ser que o valor do camping esteja incluso assim como o da hospedagem.

5- Pesquise os locais de turismo


Embora você tenha comprado um pacote que venha com um guia ou que você tenha contratado um guia particular, não deixe de pesquisar os locais que o Jalapão oferece para visitar. Isso porque, você pode escolher quais lugares você quer visitar enquanto estiver de férias.

Você verá ao pesquisar que o Jalapão oferece diversas opções de cachoeiras, lagos de águas cristalinas, atividades radicais e até mesmo um lindo pôr-do-sol em uma duna. Portanto, pesquise trace um roteiro.

6- Não esqueça de se proteger


Quando se trata de proteção, você precisa ter muito cuidado e usar sempre repelente e protetor solar. Isso porque, você vai estar em uma região de muita incidência solar, afinal durante a maior parte do ano a região do Tocantins faz em média de 30°C, então para que você não fique com queimaduras, não se esqueça de usar protetor solar e roupas leves de manga.

Além disso, usar repelente evita que você tenha reações alérgicas por causa dos mosquitos, além de que você estará evitando de pegar doenças que são transmitidas pelos mosquitos.

7- Leve dinheiro em espécie


Antes de finalizar as dicas, não podemos deixar de citar o fato de que você precisa levar dinheiro em espécie. A maioria dos estabelecimentos não aceitam cartão de crédito e débito e pix, isso porque devido ser uma região de mata o sinal é fraco e na maioria dos pontos turísticos não pega sinal de internet e celular.

Então, para que você não passe vergonha e não fique sem aproveitar tudo que o Jalapão tem a oferecer, leve dinheiro. Afinal, nesses locais não terá caixa eletrônico 24 horas.

8- Beba bastante água


Por fim, a última dica que o Diego Tour tem para oferecer é que você precisa se hidratar muito. Como citado anteriormente, essa região faz muito calor, então você precisa se hidratar para não adoecer.

Como também, alguns dos pontos turísticos do Jalapão, como o Pedra Furada, você vai precisar fazer uma trilha de cerca de 1 hora para poder chegar a um dos mirantes e apreciar a vista do pôr-do-sol. Portanto, leve com você uma garrafinha de água para quando sentir sede.

Agora que você já sabe quais são as dicas, não perca mais tempo e aproveite as férias para visitar o Jalapão, um lugar que oferece muita diversão e tranquilidade.

Faça sua reserva através do site: https://diegotourjalapao.com.br/