Meio ambiente

Prefeitura de Maragogi autoriza exploração da piscina Lagoa Azul

Conselho de Meio Ambiente aprovou a autorização em reunião extraordinária

Por Maurício Silva 16/02/2023 07h07
Prefeitura de Maragogi autoriza exploração da piscina Lagoa Azul
Conselheiros aprovaram a exploração da Lagoa Azul - Foto: Cortesia

A Prefeitura de Maragogi autorizou a exploração da Área de Interesse Ecológico Marinha (Arie) da Lagoa Azul, localizada na paradisíaca Praia de Antunes. A exploração turística foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (15).

Os conselheiros se reuniram ontem para tratar do assunto e dos 14 conselheiros aptos para votação 13 votaram favoráveis a exploração, apenas o representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se absteve. A autorização foi muito celebrada pelas famílias que vão explorar a área em Antunes.

O vice-prefeito de Maragogi e secretário de Meio Ambiente, Gabriel Vasconcelos, ficou muito contente com a abertura. “Deliberamos a abertura de mais uma área de visitação na nossa cidade. A Área de Relevante Interesse Ecológico Lagoa Azul é mais um sonho que se torna realidade para tantas famílias que vivem da exploração consciente dessa área. Me orgulha muito presidir o Comdema em mais uma importante deliberação. Essa conquista foi uma luta incansável nossa, junto ao prefeito Sérgio Lira e demais órgãos. Parabéns a todos os novos permissionários. Continuaremos trabalhando em prol de todos. Vamos em frente!”, postou.

De acordo com decreto publicado pela Prefeitura de Maragogi, será permitida a visitação diária de até três catamarãs, 40 lanchas (sendo sete pessoas por embarcação), poderão realizar serviços de fotografia até 20 profissionais e poderão prestar serviço de mergulho recreativo até duas empresas. A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) expedirá os alvarás.

Caberá à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com a Guarda Municipal e demais órgãos de fiscalização e controle municipais, fazer cumprir o ordenamento da Arie da Lagoa Azul, com base na Lei Municipal nº 629, de 20 de dezembro de 2017, sem prejuízo de demais sanções cíveis e criminais que porventura venham a incidir os infratores.