Alagoas é o único estado do Nordeste a oferecer nova carteira de identidade
Instituto de Identificação disponibiliza o novo documento - que tem o CPF como número de referência - em todos os postos de emissão no Estado
Alagoas é o único estado do Nordeste e um dos quatro em todo o país que já começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), em seus postos de identificação instalados no estado. O novo documento, que possui o CPF como único número de identificação do cidadão, pode ser emitido nos modelos em papel e policarbonato (plástico), além do formato digital, que fica disponível no aplicativo GOV.BR.
O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, comemorou o protagonismo e ressaltando que desde o último dia 13 de março, o órgão estadual já tem disponibilizado a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional. “Estamos adaptados à nova fase da CIN, confeccionando assim o novo documento. Vale destacar que a primeira via da nova carteira é gratuita”, disse Anízio Amorim, que comanda o órgão de 102 anos de história.
Além disso, Anízio Amorim ressaltou ainda que para solicitar o novo documento é necessário está com o CPF regularizado. “Só fará o agendamento para solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional quem estiver com o CPF regular. Portanto, faça uma consulta da situação do seu CPF junto à Receita Federal, porque esse novo documento é unificado em todo o Brasil no CPF. Ninguém vai poder solicitar a nova carteira se não tiver CPF”, destacou. Além de Alagoas, somente o Acre, Mato Grosso e Santa Catarina estão disponibilizando a CIN, em seus postos de identificação.
NacionalMais moderno e seguro, o novo modelo de identificação representa, tanto para o governo como para o cidadão, mais segurança e praticidade. Antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. Com a CIN, o cidadão passa a ter um número de identificação só, o que facilita sua vida. E, para o governo, há maior segurança de que aquele cidadão é ele mesmo, o que evita fraudes.
A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.
A nova carteira é válida legalmente em todo o território nacional e, caso o cidadão esqueça o documento físico, por exemplo, pode apresentar a versão digital em seu celular.
Veja também
Últimas notícias
Anvisa suspende canetas emagrecedoras do Paraguai e medida afeta pacientes em tratamento
BPTran recolhe mais de 30 veículos durante ação de fiscalização no bairro de Bebedouro
Polícia Civil prende suspeitos de participar do assassinato de ex-vereador por Belém
Cibele Moura defende retorno do vestibular próprio da Uncisal após suspeita de vazamentos no Enem
É oficial: Maré de Rica libera Black com coleção nova e preços de R$ 8 a R$ 98; ação terá brindes em todas as compras
Semarh emite comunicado alertando a população para rajadas de ventos fortes em várias regiões de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
