Tecnologia

São Miguel dos Milagres passa ter sinal 5G liberado

Outras três cidades tiveram a liberação nesta segunda-feira

Por 7Segundos, com Assessoria 27/03/2023 16h04 - Atualizado em 27/03/2023 16h04
São Miguel dos Milagres passa ter sinal 5G liberado
São Miguel dos Milagres é um dos principais destinos de Alagoas - Foto: Assessoria / Allex Nazário

O turístico município de São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte de Alagoas, passou a ter o sinal 5G liberado. Além disso, mais três cidades tiveram o processo de limpeza e liberação do novo sinal nesta segunda-feira (27): Arapiraca, Roteiro e São Miguel dos Campos.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o fornecimento do sinal cabe às operadoras Claro, TIM e Vivo. A capital alagoana, Maceió, já tem o sinal liberado desde setembro de 2022. No entanto, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nestas localidades, uma vez que a instalação antecipada de estações de 5G depende do planejamento individual de cada operadora de telefonia e internet.

Segundo a Anatel, o processo de limpeza acontece através de grupos no entorno das localidades, ou seja, da área metropolitana para além do limite administrativo, seguindo as condições de logística das operadoras de telefonia e internet.

O planejamento para instalação já aprovado pela Anatel prevê, para o dia 30 de junho de 2023, a abertura do sinal para as cidades alagoanas de Anadia, Belém, Boca da Mata, Coité do Nóia, Feira Grande, Flexeiras, Japaratinga, Jequiá da Praia, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Maribondo, Passo de Camaragibe, Piranhas, Porto de Pedras, São Sebastião, Tanque d’Arca e Taquarana.

Na fase 3 das instalações, 195 municípios vão ter o sinal liberados pela Anatel nos Estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Outras cidades

Até janeiro de 2026, o sinal do 5G deve chegar nas cidades de Coruripe, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Teotônio Vilela e União dos Palmares. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça que a autorização libera as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz que poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz nestes Municípios.