Curiosidades

Walt Disney foi congelado para ser ressuscitado no futuro?

A teoria de que o empresário teria sido congelado surgiu depois que ele morreu em 1966

Por R7 31/03/2023 11h11
Walt Disney foi congelado para ser ressuscitado no futuro?
Walt Disney foi congelado para ser ressuscitado no futuro? - Foto: Divulgação

A Disney está cheia de teorias da conspiração e o criador do grupo não fica de fora dessa. Uma história que é contada desde a morte de Walt Disney, em 1966, aos 65 anos, é que o empresário teria sido congelado para, no futuro, se curar do câncer e voltar a viver.

A informação é falsa. A própria filha do cineasta escreveu em 1972 que ele não queria ser congelado e que duvidava muito que o pai teria ouvido falar sobre a criogenia. O sobrinho de Walt, que também é cineasta, também já desmentiu que o tio teria sido congelado. "De onde vem a lenda? Do desejo de que Disney estivesse vivo... Quem dera", disse em 2004.

Afinal, a primeira pessoa só foi congelada no processo de criogenia um ano depois da morte de Walt Disney, em 1967.

O que sustentou a lenda urbana foi o comportamento discreto da família do magnata.

Disney descobriu que tinha um tumor cancerígeno do pulmão esquerdo após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O cineasta recebeu os jornalistas no hospital, posou sorrindo e explicou que estava ali apenas para exames de rotina. Dez dias depois, em 15 de dezembro de 1966, ele morreu, para a surpresa dos fãs.

A família do empresário optou por enterrá-lo de forma simples e sem o grande público. Poucas pessoas viram o corpo. Os familiares pediram que as pessoas não mandassem flores e optassem por doar a quantia para o Instituto de Artes da Califórnia, que Walt Disney criou. Isso permitiu que os conspiradores acreditassem que era uma forma de pagar pelo congelamento.

Mas a família não foi a única culpada das teorias terem se propagado. Alguns jornais da época e até amigos do cineasta escreveram textos e fizeram declarações que alimentavam a história.

Outro fator que ajudou na construção do mito foi que, quando o pai do Mickey morreu, a criogenia, procedimento que se resume em congelar o corpo da pessoa que morreu e mantê-lo conservado até a ciência ser capaz de ressuscitá-la, estava em alta. Diversas clínicas que prestavam este serviço surgiram.

A lenda urbana envolve os terrenos dos parques da Disney. Alguns conspiradores acreditam que Walt estaria congelado embaixo do barco do Piratas do Caribe.