Bolsonaro diz que ajudante foi ao aeroporto saber sobre joias para evitar um 'vexame diplomático'
Em depoimento à PF, o ex-presidente também afirmou que só soube dos produtos 14 meses depois que eles chegaram ao Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que enviou um ajudante ao aeroporto de Guarulhos (SP) para saber sobre as joias recebidas pelo governo da Arábia Saudita com o objetivo de verificar e esclarecer os fatos e, se possível, evitar um "constrangimento internacional", um "vexame diplomático". A afirmação foi feita durante um depoimento à Polícia Federal (PF), em Brasília, nesta quarta-feira (5).
Bolsonaro afirmou que não houve reiteradas tentativas de obter as joias e deixou claro, em diversas partes do depoimento, que a única vez em que falou sobre o assunto foi durante esse pedido ao seu antigo ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid.
Somente 14 meses depois
À PF, o ex-presidente disse também que só tomou conhecimento das joias sauditas 14 meses depois que elas chegaram ao Brasil.
As joias foram retidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em outubro de 2021, depois que foram encontradas com um assessor do ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque. Em dezembro de 2022, a Presidência da República pediu a liberação dos produtos.
Na semana passada, a defesa do ex-presidente entregou as joias e as armas recebidas, mas os processos no Tribunal de Contas da União (TCU) e os inquéritos sobre o caso continuam em tramitação.
O depoimento de Bolsonaro, na sede da PF, durou cerca de três horas. O perímetro do prédio, na Asa Norte, foi fechado, e houve um forte esquema de segurança no local.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
