Lula embarca ao Japão para participar da cúpula do G7
Presidente vai discutir segurança alimentar, mudanças climáticas e guerra na Ucrânia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou às 9h desta quarta-feira (17) para o Japão, onde vai participar da cúpula estendida do G7, o grupo dos países mais desenvolvidos do mundo, na cidade de Hiroshima. Ele deve chegar ao país asiático na noite de quinta-feira (18). O convite para a reunião do grupo, que agrega Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido, foi feito a Lula pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, durante conversa por telefone em abril.
Os principais temas a serem abordados na cúpula do G7 serão segurança alimentar; os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento; ações de combate às mudanças climáticas; fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia.
Além de participar da cúpula, Lula terá pelo menos três reuniões bilaterais em Hiroshima. Estão previstos encontros com Fumio Kishida, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.
Segundo a agenda oficial do presidente, no sábado (20) Lula participa de duas reuniões temáticas de debates. A primeira vai abordar temas como segurança alimentar, saúde e democracia. A segunda vai ser sobre os desafios na área ambiental, enfrentamento das mudanças climáticas e transição energética.
No domingo (21), o presidente vai a uma visita dos chefes de Estado e de Governo ao Memorial da Paz de Hiroshima. Depois, ele participa da última reunião temática da cúpula, que tratará sobre paz, prosperidade e desenvolvimento.
Veja também
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
