Política

Porto Calvo e Região Norte recebem Fórum do Plano Plurianual na quarta-feira

Desde abril, os fóruns já passaram por oito cidades polo de Alagoas. Objetivo é ouvir a população para a construção do planejamento governamental

Por 7Segundos, com Assessoria 16/06/2023 11h11
Porto Calvo e Região Norte recebem Fórum do Plano Plurianual na quarta-feira
Porto Calvo e Região Norte recebem Fórum do Plano Plurianual na quarta-feira - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) promoverá, na quarta-feira (21), o último Fórum Regional Participativo do Plano Plurianual (PPA). As atividades ocorrerão no município de Porto Calvo, na Região Norte de Alagoas. O evento, aberto à participação da sociedade, terá início às 9h, no auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Apresentação, localizada na Rua do Varadouro, S/N, no bairro Centro.

A participação no fórum é aberta a moradores de cidades que também fazem parte do planejamento da Região Norte, como Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo do Camaragibe, Porto de Pedras, São Luís e São Miguel dos Milagres.

Os fóruns regionais têm o objetivo de ouvir a sociedade para a construção do PPA – principal mecanismo de planejamento governamental para os próximos quatro anos. A iniciativa é aberta à participação da comunidade escolar, profissionais da saúde, povos originários, líderes comunitários, prefeitos da região, poder legislativo dos municípios, conselhos, sindicatos e a população em geral.

O secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Gabriel Albino, destaca a participação assídua dos alagoanos nos últimos fóruns e oficinas, e comenta sobre a expectativa ao final do projeto. “Certamente, Alagoas terá um material robusto para construir o nosso PPA e auxiliar o Governo a planejar políticas públicas ainda mais assertivas para a população”.

Realizados desde abril deste ano, os fóruns regionais participativos já passaram por Maceió e mais sete cidades polo do interior de Alagoas - que são locais distantes da capital, mas se destacam pelo forte comércio e prestação de serviços, como União dos Palmares, Penedo, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

PPA Online

Ainda com a finalidade de incentivar a participação popular, a Seplag conta com o auxílio da plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico ppa.al.gov.br, clicar na aba “Participe” e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até o final de junho.